♥ Pesquise no blog ♥

Carregando...

1 de fevereiro de 2011

MDF - MDP - compensado... dicas de gente que entende!!!



Oi gente, hoje o post é meio longo, mas acredito ser de suma importância pra nós que estamos fazendo os orçamentos dos móveis para a nossa casa.

Lendo os comentários de vocês do post "Pesquisa de móveis planejados para o apê", fiquei impressionada com a quantidade de dicas e idéias fornecidas e gostaria muito de compartilhar com vocês os comentários que me chamou muito a atenção e achei importante ficarmos atentos a essas dicas.

Vou começar pela Flávia do Olha o meu apê - ela fez os móveis na DellAnno
"Pegue o máximo de orçamentos que puder (pelo menos uns 5) e não feche nada na afobação. Não caia naquela conversa "esse preço é até hoje", "na semana que vem o material aumenta e vai ficar mais caro" etc. TODOS falam isso, não se impressione!!
2º, estude bem os projetos antes de fechar.
3º, junte o máximo de $$$ que puder para pagar à vista. Quando vc parcela em várias vezes, paga muitos juros e o projeto sai muito mais caro. Chore na loja pra conseguir dividir o valor de à vista, eu consegui em 3 vezes.
4º, acho legal fazer os ambientes na mesma loja. Além de conseguir um preço melhor, fica mais fácil de coordenar a montagem.
5º, existem vários truques para reduzir o valor do projeto. Existem cores que saem mais em conta (é só se informar na loja), portas de abrir são mais baratas que de correr, portas de vidro e espelho são muito mais caras... aí vai do seu gosto e das suas necessidades.
O material, isso vc vai acabar aprendendo nas lojas, mas o mdp é mais usado em quartos (não pode molhar senão estraga) e mdf, na cozinha.


A Lets do Puxadinho da Lets - fez os móveis na Difratelli: " Pesquise muito antes de fechar, pois realmente a diferença de preço é exorbitante. Eu fechei meus projetos com entrega programada e pagto a vista e não tive problemas com entrega, mas não deixa de ser algo arriscado. Só feche negócio depois de boas indicações, pesquisa e se sentir muita confiança." Inclusive o Leandro da Difratelli entrou em contato comigo por meio do blog e está preparando algo para mim. Estou bastante curiosa. Estamos conversando por e-mail.
A Fabi do blog Meninas que decoram fez na A Favorita -  "eu pesquisei em 3 lojas para fazer minha cozinha(não tenho muita paciencia), Dellano, todeschini e SCA, o melhor preço foi o da Dellano, com um detalhe melhor ainda, eles tem uma outra rede de móvei  A FAVORITA, que tem a mesma qualidade e fica, em média 20% mais barata! Fiz por ela, dentro da própria Dellano!"


A Hilana do blog Antes e depois do apê "pesquisar é a ordem e fique atenta, pois de marcenaria eu entendo!!
Não compre MDP, aglomerado e nada deste tipo, esse material é de baixíssima qualidade.
A maioria das Lojas de Modulados trabalham com MDF que é melhor. Porém tem que ficar atenta a espessura do MDF o ideal seria MDF de 18 mm, que é mais resistente. A maioria oferece o MDF de 15 mm que é um pouco mais fino e menos resistente, e dizem que tudo é 100% MDF e as vezes não é. Colocam MDF nas portas es vezes no meio, fundo, colocam aglomerado ou MDP. Lojas famosas e caras fazem issso.
Não dá mole não e pesquise mesmo e se mostre bem interada no assunto e exija tudo 100% MDF e garantias.
E tome cuidado com a área molhada, pois MDF e principalmente os + vagabundinhos não se dão bem com água.
Umas das poucas lojas, que encontrei e trabalham com MDF 18mm foi a FOCATTO."
http://www.focatto.com.br//

E o comentário muito interessante também,  do Edilson acredito que ele seja muito experiente no ramo,  seu comentário me chamou muito a atenção e ele forneceu muitas dicas para efetivar a compra dos móveis planejados. Muitas coisas que ele mencionou eu não sabia, por isso resolvi compartilhar com vocês. Edilson, vou entrar em contato com você sim, adorei as informações. Vejam o que ele me escreveu: "Sou marceneiro mas de um tempo pra cá desempenhei a função de montador de moveis alto padrão, me desliguei de uma empresa recentemente e estou decidindo se volto a fabricar moveis planejados ou volto para a área de montagem. No seu caso há vários fatores que vc precisa ficar atenta, vou passar alguns que realmente farão a diferença futuramente ;
_ Profundidade dos armários superiores, o mais barato um pouco acaba saindo mais caro, pois alguns fabricantes vendem armários que um prato na horizontal não cabe
_ Espessura dos fundos dos armários e das gavetas
_ Faça constar em contrato a sua opção de compra quanto ao tipo de material utilizado"MDF,MDP,Compensado, em todas as peças pois vendem MDF e entregam MDP que jamais eu compraria ou comercializaria
_ Ferragem é um fator muito importante, há varias no mercado mas se vc conseguir fazer uma forcinha e adquirir da Blum com certeza vc terá uma"cozinha"dos sonhos, pois essas ferragens são utilizadas em planejados de alto padrão(Ornare,Sca,Delta Cozinhas e outras nesse ramo) mas não se deixe levar pela história que Haffele é igual a Blum.
_ No contrato também exija por escrito o padrão de cor de MDF a ser utilizado e seu respectivo fabricante, pois quando vc receber seus móveis confira se bate com amostras escolhidas, pois há fabricas que vendem uma e entregam outra que comprou bem mais barato mas com toda certeza será diferente do padrão escolhido
_Não tenho nada contra essas empresas de móveis modulados que dizem ser planejados, mas se vc não quer uma marcenaria dentro da sua nova casa então argumente isso na hora da compra, um exemplo é a Favorita, a montagem é feita totalmente dentro do imóvel e se vc tem um espaço de X e eles não tem uma medida aproximada então te mandam maior e a medida da profundidade será feita no local, não sei dessas outras se acontece isso mas creio que é do mesmo jeito
_Antes de iniciar a montagem tire foto de todos os ambientes
_Antes de comprar consulte os orgãos de proteção ao consumidor, isso não garantirá a sua satisfação mas poderá te ajudar na decisão, pois há empresas com inúmeras reclamações não resolvidas e isso é preocupante, algumas dá para entender pois alguns fatores não dependia apenas dela e sim de algum mal profissional que sujou o seu nome mas se de alguma maneira foi resolvido então não há porque não dar um crédito."

Bom pessoal, sinceramente, eu adorei as dicas, elas foram muito úteis e por isso vim compartilhar aqui com vocês. Essa troca de informação é muito importante, vocês não imaginam as dúvidas que tenho, e depois de ler os relatos fiquei mais tranquila. Mesmo assim continuo na maratona de pesquisa e AGUARDANDO os projetos.

Um forte beijo no coração de vocês.

14 comentários :

  1. Eu li todosss...rsrs....estou a procura igual a vc....rsrsrs....
    http://minhalindacasinha.blogspot.com/

    bju

    ResponderExcluir
  2. Oi flor... li tudo,
    muito bom saber.
    Pena que a letrinha tá tão pequena .. =/

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oi Flavinha,
    Adorei os coments, temos que ficar de olho. Principalmente no que já tinha falado e Edilson também confirmou. Temos que ter muito cuidado com os materiais pois tem muita loja por aí vendendo gato por lebre!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Oi Flavinha!
    Muito obrigado pelas dicas! assim quando for fazer os meus já fico mais esperta! O comentário do Edilson foi mesmo uma benção!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  5. Oi coração por isso que eu amo a blogosfera..essa troca de informação é demais..to passando para desejar um fim de semana abençoado...beijo grande..fik com Deus

    ResponderExcluir
  6. Que bom que ajudamos um pouquinho!Vai dar tudo ceto, vamos torcer!! Bjs e ótimo final de semana! Lets

    ResponderExcluir
  7. Oi Flavinha... to de volta heinnnn!!!
    Menina que post INCRIVELLLL.... super rico em informações... adorei as dicas do Edilson... muito massaaa!!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse post! Muito bom!! Sabe que só agora que eu percebi que não tinha teclado o seguir no teu outro blog? Aliás, lá tem cada coisa tão linda!! Posta mais. Acho que nunca comentei lá, pois esmpre leio bem tardão, já deitada e com o computador no peito, não escrevo. Atrapalhada de pai e mãe, dá nisso, rsrssrs. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Oieee... dicas preciosassss..!! Muito bom mesmo...!! vale lembrar que é importante perguntar sobre a espessura do fundo dos armários também...tem gente que tem coragem de colocar 2,5 de espessura...
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavinha,
    Voltei pra dizer que está rolando sorteio lá no blog!
    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  11. Olá querida!
    amei as dicas! Otimo post!!!

    Flor tem um selinho p. vc la no meu blog!

    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho um planejado Favorita e adoro, é muito importante falar q a tecnologia evoluiu bastantes, o q eles querem é q a gent pague mais caro pelo mesmo mateiral.. tento mdp qto mdf eles dão a mesma garantia, depende da qualidade linha alta é um bom material linha baixa... é complicado .. aí é pedir pra ter problema

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas, sou arquiteta e fiz um post sobre Mdf e Mdp. Mdp é diferente do aglomerado, apesar da 'aparencia'. Não tem nada do monstro que pintam ai. Se vocês olharem os sites dos fabricantes de chapas, vão ver isso.
    http://lardulcelar.blogspot.com.br/2012/06/mdf-e-mdp-entenda-diferenca.html

    ResponderExcluir
  14. Olá, como leigo no assunto tb li tds comentários, procuro sempre me aprofundar, pesquisar adorei, são todos úteis. Bem de tanto pesquisar cheguei a uma conclusão ñ tem como fugir esses materiais de um jeito ou de outro vão parar na nossas casa, por exemplo para um bom acabamento mais sofisticado num móvel o MDF é o mais adequado. Concordo com a Arquiteta Grazielle Lisboa os MDF e MDP ñ são "monstro" são meterias modernos e de alta qualidade até certo ponto quais; quais os locais adequado para instalação, como deve ser os cuidados durante os anos após instalados. Sem dúvida o MDF tem mais qualidade que o MDP em resistência e durabilidade mas, por outro lado os dois não pode ter contado com umidade se tiver lá-se-foi a alta qualidade. Mas, pelo que noto a discussão aqui é compra de gato-por-lebre é revoltante lhe vende MDF e instala MDP se lhe cobraram um produto tem que ser instalado o produto contratado.

    ResponderExcluir