26 de maio de 2011

Sancas


Oi pessoal, resolvi fazer esse post devido a minha grande dúvida em relação a sanca. Vi em várias casinhas e aptos lindos sancas maravilhosas, mas sempre tive dúvida sobre sua funcionalidade além de ser decorativo e deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. 
Então pesquisei muito para sanar minhas dúvidas, pois quero muito ter lá no apê. Vejam o que descobri:

O gesso é um material muito versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros.
A sanca é uma moldura de gesso ou de outro material instalado no encontro do teto com as paredes. Pode ou não embutir iluminação. As molduras em gesso, tanto as lisas como as decoradas, são muito utilizadas no acabamento entre forro e laje ou forro e parede. 
As sancas podem ser: abertas, fechadas, rebaixadas, iluminadas,... vai do gosto de cada pessoa.
A decoração em gesso, bem elaborada realça e deixa o ambiente mais aconchegante. Hoje o gesso permite criar formas e desenhos no ambiente para tetos ou paredes.
A utilização de sancas, tanto abertas como fechadas, valorizam o ambiente e são decisivas na utilização de luz indireta, permitindo trabalhar-se com cores e luzes para a iluminação de ambientes.

Sanca aberta e fechada:
Com uma sanca aberta você tem uma iluminação indireta.
Geralmente ela é indicada para Home, Sala de TV e Sala de Leitura. 
Com a Sanca Fechada você tem a opção de colocar uma iluminação direta focando um objeto, um móvel, um quadro, etc. Ambas as sancas são excelentes na arquitetura. O gesso é um artefato que valoriza o seu ambiente e sua decoração como um todo.

Sanca aberta

Sanca fechada
Sanca Com Iluminação Direta e Indireta
A iluminação do ambiente é super importante. Quando a altura do teto não é muito grande, o ideal seria utilizarmos sancas com iluminação indireta e rasgo de luz, assim o foco da luz sofre uma barreira  sem perder a luminosidade. Como a utilizações de sancas valorizam o ambiente e são decisivas na utilização de luz indireta, permite trabalhar-se com cores e luzes para uma iluminação de quadros ou aparadores.

Sanca invertida com iluminação direta e  indireta
Sanca aberta com iluminação direta e indireta

também existe a sanca invertida, não gostei muito pois tive a impressão que o ambiente ficou menor, com o teto muito baixo.

parece que o teto ficou muito baixo
Dica para iluminação da sanca:
A Lâmpada mais usual são as fluorescentes tubulares, com temperatura de cor 3000k, ou seja uma luz mais amarelada.
Se preferir "dimmerizar"
será necessário utilizar um reator dimmerizador, ou optar pela sanca com lâmpadas incandescentes que infelizmente tem um consumo de energia bem maior e uma vida útil menor.
É possivel tambem iluminar as sancas com led's. Nesse caso o ideal é utilizar uma régua de led, seja branco, colorido ou RGB que muda a cor da iluminação de acordo com a programação do sistema.
E não se esqueça que todo o teto e a sanca pintados na cor branca, ajuda no resultado da iluminação das sancas.

Bom, acho que consegui tirar algumas dúvidas sobre as sancas. 
Fiquei mais  ansiosa pra ver na prática como são feitos todos os detalhes das sancas.
Lá para o apto, já optei por ter sanca aberta com luz direta e indireta.

Meninas, minha dúvida ainda é: o gesseiro passa todas essas informações sobre os tipos e estilos de luminosidades das sancas? Os spots e toda parte elétrica são eles que fazem, como funciona? 

dimmerização:  é o processo que regula a quantidade de energia que é enviada para a
lâmpada. Sem o uso de um Dimmer, a lâmpada possui apenas dois estados: ligado e desligado.
Através do uso de Dimmers, ajusta‐se a luminosidade da lâmpada para dar maior conforto
visual a um ambiente. A luz influencia diretamente na composição de um lugar, “vestindo‐o”.
De um clima de festa, com luzes em carga máxima, ou um clima romântico, à meia‐luz, a
dimmerização compõe um elemento fundamental na decoração.

Fonte: Casa abril, aygesso, decor sancas, acabamento em gesso.

24 comentários :

  1. Oi Flávia, parabéns pelo blog! muito legal seu post sobre gesso, também estou procurando e estou super indeciso sobre qual modelo aplicar no meu ap. Bom, ouvi dizer que se for optar por uma sanca, fazer ela fechada, pois as sancas abertas retem muita poeira e dificulta a limpeza...

    Se for procurar um gesseiro, geralmente eles mostram modelos e opções para escolher, além de alguns também fazerem o projeto de iluminação.

    Bom, desejo boa sorte com sua escolha.. eu vou precisar...rs

    Abraço e sucesso com seu blog!

    http://sonhandoem49m2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. oii amiga adorei os post com certeza esclareceu algumas duvidas que sempre temos quando vamos começar o projeto do gesso. La em casa tbem optei por sanca aberta com iluminação direta e indireta fica um ambiente super aconchegante. E respondendo as perguntinhas vou falar como foi no meu caso ok: o gesseiro normalmente da da sim todas as informações, os sposts e partes eletricas foi meu sogro q fez, so passamos pro gesseiro onde queriamos os spost e ele abriu os furinhos, mas creio q tem sim gesseiro q faz o trabalho completo bjosss

    ResponderExcluir
  3. Oi Fla!
    Existem gesseiros e gesseiros né...? Tem alguns que só seguem as suas instruções, outros têm mais ideias sobre projetos de iluminação...
    Qto à parte elétrica, depende, normalmente eles (pelo menos os que consultei)contratam eletricistas para trabalharem nessa parte.
    Agora, opinião pessoal, eu acho que as sancas abertas estão fora de moda.
    Beijão!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que ajuda, tbm estou super na dúvida quanto as sancas e já me deu uma clareada na visão.To adorando o blog.
    Xerus

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia, quer dizer que você vê a minha casinha que legal, viu como esta ficando lindo rsrs.
    Adorei a postagem sobre a sanca,isso é um assunto que não sai da minha cabeça, mas ainda não decidi como será a minha, na mesma hora que quero sanca aberta penso em faze-lá fechada para evitar sujeira, rsrs.
    Eu tenho um tio que mora no Paraná e ele tem uma empresa de gesso, vou pedir para eles umas dicas, na verdade seria ótimo se ele pudesse fazer né, mas acho que não rola rsrs.

    Um grande beijo.
    Até mais...

    ResponderExcluir
  6. Olá Flávia!!!

    Meninaaa esse post caiu do céu!!! Estou justo nessa fase! Tirei minhas dúvidas!

    Gracias Gracias!

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, que bom que vcs gostaram do post, eu tenho muitas dúvidas sobre sancas e espero saná-las rápido.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nai vejo sim, sempre quando vou para a pós, estudo e em frente a construção.
    Bejos

    ResponderExcluir
  9. Olá bom dia!! Tenho uma sala com a medida 5X3 ,e estou pensando em fazer um forro estilo sanca aberta, minha dúvida é: sanca pode ser feito numa casa coberta com telas comum ou só numa casa de laje? Se puder responde garfieldinho@gmail.com ficarei grato.

    ResponderExcluir
  10. O Flavia, muito lindo o seu blog.
    Estou iniciando o meu, pois estou construindo minha casa, em fase de acabamento ja.
    Gostaria muito de trocar idéias.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. adorei o post pois tira as duvidas que tinha sobre pintar ou nao .

    ResponderExcluir
  13. Flavia, gostaria de saber se está usando colocar sancas entre a parede e e o teto? Se puder me responder ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  14. Como vai Flávia? Estou querendo pintar meu apartamento. Mas gostaria de colocar Sanca entre as paredes e o teto. Gostaria de saber se está usando, se é tendência, se não estou fazendo errado. Meu email é: marciamariavieira@hotmail.com. Gostaria muito que se possível me tirasse essa dúvida. Grata. Super beijo! Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, que bom que gostou do blog. Bom sanca nunca sai de moda, porém ela muda de estilo com o passar dos anos. Como viu no post acima está usando muito sanca reta. Antigamente usava-se aquelas sancas decoradas com curvas, desenhos... não está sendo usada mais. Por conta da modernidade usa-se tudo reto, faixas retas para dar amplitude no ambiente. Pode fazer sanca tranquilamente que está na moda sim.
      Beijosssssss e volte sempre!

      Excluir
  15. Boa noite e parabens pelo blog.

    Estou comprando um ap de 50m2 e não tenho base em valores. Por isso gostaria de saber quanto fica em média uma sanca?

    Obrigado!

    Rodolfo

    ResponderExcluir
  16. Olá tudo bem? Alguem pode me dar a dica de como limpar as sancas abertas??
    Obrigada
    Tania

    ResponderExcluir
  17. olá flávia acabei de comprar um apartamento ele é pequeno estou com muitas dívidas no planejamento dele e gostaria de uma ajuda? meu email é marcos.pereira85@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. olá flávia, eu acabei de comprar uma apartamento estou prestes a mim mudar pra ele estou com muitas dúvidas no planejamento dele e gostaria de muita ajuda si possivel aceito várias sugestoes obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde Galera,
    Estou nessa fase da reforma também, e aqui na minha cidade normalmente os gesseiros não fazem a parte elétrica. Eles podem até passar os fios por dentro da sanca, no caso das fechadas, mas o eletricista precisa orientar.
    A limpeza da sanca aberta é feita com aspirador de pó. Interessante é pintá-las com tinta lavável, caso haja muita incidência de poeira onde você mora.
    Deve-se tomar cuidado para não exagerar nos spots, ou vai virar uma árvore de natal sua sala.
    A dimerização é bem interessante, assim como as fitas de led RGB, para variar um pouco a decoração com cores diferentes (mas tem um custo um pouco elevado, pelo menos pra mim..rs).
    Spots podem ter lâmpadas mornas ou frias, brancas ou amareladas, led ou dicróica, então escolha aquela que melhor se adaptar ao seu gosto, bolso e decoração do ambiente.
    Importante é deixar o ambiente com sua cara, independente de moda ou não...faça o que você gosta!
    É isso, espero ter contribuido.
    Sidney - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigado, me ajudou muito!!!
    Alguem tem alguma recomendação para fazer gesso em sala de sobrado?

    ResponderExcluir
  21. Antes de decidir por que tipo de rebaixamento usar (sanca aberta ou fechada), resolvi pesquisar sobre "limpeza" das sancas, pq não adianta só ser bonito, precisa ser prático tbém (ainda mais qdo se tem 4 crianças em casa e ninguém para ajudar com a limpeza!! rs)...foi qdo encontrei este blog. Apesar das boas dicas, continuei na dúvida sobre a limpeza das sancas (especialente as abertas), então continuei pesquisando e aqui está o que encontrei:
    "A utilização da sanca de gesso é perfeita por ser tão versátil, auxiliando na tarefa de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além do fato de que com elas podemos criar formas e desenhos decorativos no teto e paredes.Mas claro que as sancas de gesso exigem limpeza e conservação do material.

    Como Limpar Sancas de Gesso
    Para limpar as sancas de gesso use um pincel, espanador ou flanela limpos e secos, pois estes itens são perfeitos para limpas as sujeiras e poeiras que estejam sob a superfície do gesso. Somente tome o cuidado para não bater na sanca de gesso com força pois este material podequebrar ou se soltar com certa facilidade.

    Não utiliza água para limpar as sancas de gesso, sendo que até o pano úmido deve ser evitado, visto que o gesso não resiste muito bem a água.

    Se por acaso a sanca de gesso precisar de uma limpeza profunda para que volte a ter a sua cor original, você pode utilizar a água sanitária em pequena quantidade, o que vai ajudar a tirar a sujeira e manchas da sanca de gesso, sem danificar o material.

    Esta limpeza mais pesada costuma ser necessária uma vez por ano, para manter a sanca de gesso limpa e sem alterações como manchas ou mofo."

    (http://www.sempretops.com/casa/como-limpar-sancas-de-gesso-sem-manchar/)

    Espero que essas info possam ajudar outras pessoas.

    Ah! Parabéns pelo blog. :)

    ResponderExcluir
  22. Olá Flavia
    Gostaria de saber se o varão da cortina deve ser da mesma cor dos spots de uma sanca que eu tenho em minha sala. Os spots sao dourados. Por favor me ajude não sei o que fazer.
    Rosangela

    ResponderExcluir
  23. Tiago Guimarães13/08/14 06:16

    Gostei do que li e agora vou passar minha pequena experiência... Estou reformando uma casinha de 40m² onde não existe laje, optei por um forro de gesso, na sala e no quarto do bebe coloquei uma sanca aberta e reta em apenas uma parede ! A parte elétrica foi feita por um eletricista ( não só a parte do forro mas comp da casa inteira que tem ao todo 50 pontos de iluminação e tomadas) . o gesseiro me cobrou R$1400,00 com tudo incluso ( material e mao de obra) e para ele o valor não mudaria tendo ou não a sanca !

    No meu caso arrisquei por prender o forro direto nos caibros e vigas do telhado, o que não é o mais indicado já que o telhado pode sofrer retração ou se alguem subir em cima pode danificar o gesso, mas como o telhado aqui tem mais de 30 anos e ngm sobe em cima optei por essa facilidade....

    Estou ainda na duvida sobre qual tipo de lampada usar , led ou tubular, e agora depois de ler esse post gostei tbm da ideia do Dimmer !!!

    Quanto a limpeza eu usei um ar comprimido como primeira mao ( pode ser um ventilador) para sair o excesso de sujeira e de segunda mao um aspirador de pó !

    Alem de sancas o gesso permite embutir luminárias , no meu caso dps de tudo feito resolvi criar 4 spots de luz na sala , o que foi feito sem problemas e rapidamente pelo gesseiro com o auxilio de uma serra-copo !

    ResponderExcluir