26 de maio de 2011

Sancas


Oi pessoal, resolvi fazer esse post devido a minha grande dúvida em relação a sanca. Vi em várias casinhas e aptos lindos sancas maravilhosas, mas sempre tive dúvida sobre sua funcionalidade além de ser decorativo e deixar o ambiente mais bonito e aconchegante. 
Então pesquisei muito para sanar minhas dúvidas, pois quero muito ter lá no apê. Vejam o que descobri:

O gesso é um material muito versátil: ele auxilia nas tarefas de embutir a iluminação, esconder ferragens e disfarçar vigas, além de criar efeitos interessantes, especialmente em forros.
A sanca é uma moldura de gesso ou de outro material instalado no encontro do teto com as paredes. Pode ou não embutir iluminação. As molduras em gesso, tanto as lisas como as decoradas, são muito utilizadas no acabamento entre forro e laje ou forro e parede. 
As sancas podem ser: abertas, fechadas, rebaixadas, iluminadas,... vai do gosto de cada pessoa.
A decoração em gesso, bem elaborada realça e deixa o ambiente mais aconchegante. Hoje o gesso permite criar formas e desenhos no ambiente para tetos ou paredes.
A utilização de sancas, tanto abertas como fechadas, valorizam o ambiente e são decisivas na utilização de luz indireta, permitindo trabalhar-se com cores e luzes para a iluminação de ambientes.

Sanca aberta e fechada:
Com uma sanca aberta você tem uma iluminação indireta.
Geralmente ela é indicada para Home, Sala de TV e Sala de Leitura. 
Com a Sanca Fechada você tem a opção de colocar uma iluminação direta focando um objeto, um móvel, um quadro, etc. Ambas as sancas são excelentes na arquitetura. O gesso é um artefato que valoriza o seu ambiente e sua decoração como um todo.

Sanca aberta

Sanca fechada
Sanca Com Iluminação Direta e Indireta
A iluminação do ambiente é super importante. Quando a altura do teto não é muito grande, o ideal seria utilizarmos sancas com iluminação indireta e rasgo de luz, assim o foco da luz sofre uma barreira  sem perder a luminosidade. Como a utilizações de sancas valorizam o ambiente e são decisivas na utilização de luz indireta, permite trabalhar-se com cores e luzes para uma iluminação de quadros ou aparadores.

Sanca invertida com iluminação direta e  indireta
Sanca aberta com iluminação direta e indireta

também existe a sanca invertida, não gostei muito pois tive a impressão que o ambiente ficou menor, com o teto muito baixo.

parece que o teto ficou muito baixo
Dica para iluminação da sanca:
A Lâmpada mais usual são as fluorescentes tubulares, com temperatura de cor 3000k, ou seja uma luz mais amarelada.
Se preferir "dimmerizar"
será necessário utilizar um reator dimmerizador, ou optar pela sanca com lâmpadas incandescentes que infelizmente tem um consumo de energia bem maior e uma vida útil menor.
É possivel tambem iluminar as sancas com led's. Nesse caso o ideal é utilizar uma régua de led, seja branco, colorido ou RGB que muda a cor da iluminação de acordo com a programação do sistema.
E não se esqueça que todo o teto e a sanca pintados na cor branca, ajuda no resultado da iluminação das sancas.

Bom, acho que consegui tirar algumas dúvidas sobre as sancas. 
Fiquei mais  ansiosa pra ver na prática como são feitos todos os detalhes das sancas.
Lá para o apto, já optei por ter sanca aberta com luz direta e indireta.

Meninas, minha dúvida ainda é: o gesseiro passa todas essas informações sobre os tipos e estilos de luminosidades das sancas? Os spots e toda parte elétrica são eles que fazem, como funciona? 

dimmerização:  é o processo que regula a quantidade de energia que é enviada para a
lâmpada. Sem o uso de um Dimmer, a lâmpada possui apenas dois estados: ligado e desligado.
Através do uso de Dimmers, ajusta‐se a luminosidade da lâmpada para dar maior conforto
visual a um ambiente. A luz influencia diretamente na composição de um lugar, “vestindo‐o”.
De um clima de festa, com luzes em carga máxima, ou um clima romântico, à meia‐luz, a
dimmerização compõe um elemento fundamental na decoração.

Fonte: Casa abril, aygesso, decor sancas, acabamento em gesso.

...................................................................................................

1 ano morando no APÊ Acontece no apê Agradecimentos Ambientes amarelo Ambientes azul Ambientes brancos Ambientes cinza Ambientes coloridos Ambientes cor de Rosa Ambientes laranja Ambientes lilás ambientes P e B ambientes P eB Ambientes preto Ambientes verdes Ambientes vermelhos Animal de estimação Antes e depois Apartamento Pequeno Apartamentos Apartamentos Decorados Aquecedor de água elétrico Artesanato Artesanatos Artesanatos da Flávia Artigos Azulejo Banheiros Bebê menino Boas Festas Bodas de Ouro Branco na decoração Brandsclub Burocracia Casamento Cerâmica Pastilhada Colaborador Compras Compras para o Apê Condomínio construção Cortinas Coza cozinha Cozinha do apê Cozinha Planejada Cozinhas Datas Comemorativas Decorando meu apê Decoração Decoração de Natal Decoração do apê Decoração Romântica Dicas de Beleza Dicas de compras Dicas de decoração Dicas de mudança Dicas do Blog DIY Documentação Dormitório Dormitório Planejado Eletrodomésticos Elétrica Enxoval Eu que fiz Facebook Fan Page do Blog Fases da construção Fases da Pintura Faça você mesmo Feito por mim Feliz Natal Festas Gesso Granito São Gabriel Gravidez Guest Post Home Office Iluminação Inspirações for me... Investir em imóveis Kit festa Lava e seca Lavanderia Leilão Lembrancinhas Loja Elo 7 Lojas Pernambucanas Magazine Luiza Marcenaria Marmoraria Maternidade Medida Certa Mega Artesanal Mesa cromada com tampo de vidro Morando no apê Mármore Móveis do apê Móveis planejados Nicho dos banheiros Nicolas Nosso Apê Novidades do Apê Novidades sobre nós O nosso apê antiguinho Organização Orçamentos PAP Papel de parede Parceria Parcerias Passo a passo Pastilhas Pesquisa do blog Pintura Piso Piso Laminado Planta do Apto Porcelanato Portas Printables Projetos by Flávia Projetos do Apê Projetos Oficiais do Apto Promoções do Blog Publipost Quarto de Bebê Quarto de casal Receitas Reciclando Redes Sociais reforma Rejunte Epóxi Retrospectiva Revestimento Revista Sala de jantar Salas Sanca Scrapbook Scraproom Selinhos Social Sonho de consumo Sorteio Ambiente Ideal Suite TESTEI E APROVEI Tinta Tok&Stok Torneira Monocomando Torneiras U2 - Eu Fui Vocês perguntam e Eu respondo. Vídeos Westwing You Tube Área de serviço