domingo, 29 de abril de 2012

Projeto de iluminação e comprichas...

Olá pessoal, tudo bem?

Eu estou melhor, melhorei da gripe e das crises de bronquite. Quero muito agradecer a preocupação, o carinho e a opinião de vocês no post anterior. Realmente acho que deveria ter feito o cortineiro do quarto de solteiro. Poderia ter feito de ponta a ponta como vocês disseram, porém nada como uma linda cortina de varão pra resolver esse detalhe da janela descentralizada. Se arrependimento matasse já estaria enterrada!!! kkkk....

Hoje vou falar de iluminação, precisamente a do apê. O gesso está pronto e o próximo passo é a instalação da iluminação, na verdade não queremos continuar a reforma no escuro.


Confesso que não entendia nada sobre tipos de spots, grau de iluminação 20, 30, 40, 50, 60... wats e muito menos de lâmpadas de LED e DICRÓICA. Sempre soube que a luz branca gastava menos energia.

Antes de comprar os spots, pesquisei muito aqui na net e em vários blogs visinhos. Percebi que a maioria gosta da dicróica, aquela de luz amarelinha, pois deixa o ambiente mais aconchegante. Mas grande parte opta pela de led, que é a  de luz branca pela sua economia.

Fiquei aqui pensando, o que seria mais viável para nós, lâmpada dicróica que deixa o ambiente aconchegante ou de led que é mais economica? Ainda não decidi!

Conforme o projeto de iluminação que fiz, precisariamos de 19 spots: 10 para a sanca, 6 para os banheiros e 3 para o painel da tv da suite. Existem vários modelos, cromado, dourado, com e sem regulador.
os pontinhos são os spots, os quadrados e circulos são as luminárias.
Aqui no ABC os spots são muito caros. As lojas vendem o kit completo com a lampada dicróica. Marido, sogro e eu fomos na Santa Ifigênia - SP, uma rua de comércio de eletrônicos. Ficamos sabendo que lá vendem os spots e as lâmpadas separadas, ou seja, vc encontra material de ótima qualidade bem baratinho. Outro detalhe seria que queria todos os spots brancos, de alumínio e que não aparecesse esse ferrinho que prende a lâmpada.
olha o ferrinho na frente da lâmpada
Eu sei que o tal ferrinho nem aparece, mas pensa numa pessoa detalhista...
Além dos spots, compramos as luminárias de embutir para o corredor, suite, banheiros e lavanderia. Só faltam da cozinha, da sala e quarto de solteiro, além das lâmpadas. Como o dinheiro está curto, deixei essas para depois por serem mais caras. Mas já escolhi os modelos das luminárias.

Os escolhidos foram esses aqui:
As luminárias quadradas são de vidro.
 Escolhi esses modelos para combinar com os spots que são redondos.
Luminárias, só coloquei uma redonda pois elas vieram bem embaladinhas na caixa

 Spots da sanca e dos outros cômodos.

 Spot da sanca.

O spot da sanca é bem diferente dos que vi por ai. Ele não é preso com o grampo e sim parafusado no gesso. Quando a lâmpada queimar não precisa tirar todo o spot, só é desencaixa-lo da parte parafusada (lado direito). Eu Adorei!
lado esquerdo vai a lâmpada, o direito é a parte parafusada no gesso

Esse spot já é de grampo, queria menor para os outros ambientes. Comprei esse modelo por não aparecer o ferrinho e a parte regular ser bem fechada.
spot dos banheiros e suite

regulador

esses são os grampos.
Uma observação existem spots com grampos muito duros que podem quebrar o gesso ao retirar para trocar a lâmpada. O nosso é bem molinho e a lâmpada fica encaixada no grampo da lateral.
tudo embalado

todos são de alumínio, para não enferrujar.

Em relação as lâmpadas ainda estou em dúvida se compro dicróica  (é mais barata, porém gasta MUITA energia) ou de led (mais cara porém economiza MUITA energia). O que vocês acham???

A Hilana do blog Antes e depois do apê fez um teste, vejam e me digam o que acham. Qual escolho?
lado esquerdo dicróica e direito de led

Bom galera, adorei as compras, são muitas opções, você não sabe qual comprar.  Amanhã vamos aproveitar o feriado para fazer os furos. A instalação das luminárias será realizada após a pintura do gesso.

A Bia do blog "Reforma reforma mostra como foi feita a instalação das suas luminárias que são iguais a minha". Amei!

Beijokas e um maravilhoso feriado.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Adeus cortineiro... :(

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou de molho em casa. Passei a noite no hospital, tenho bronquite asmática e dessa vez tive uma crise muito forte de falta de ar. É horrível querer respirar e não conseguir, só balão de oxigênio e inalação resolve. A bombinha não me ajudou dessa vez. Sofro muito nessa época do ano com as crises respiratórias. Minha sorte é que operei da sinusite, do desvio de sépto e da adenóide em 2010, pois pelo menos consigo respirar pelo nariz, o que antes era impossível porque tudo ficava congestionado, A única coisa que me irrita bastante além da asma é a rinite que não tem cura, mas melhorei muito após a cirurgia, o problema é que sou alérgica a pó, ácaros e cheiros fortes (perfumes, produtos de limpeza...) o que as vezes não tem como evitar :(

Agora vou falar da minha primeira angústia da reforma. O CORTINEIRO DO QUARTO DE SOLTEIRO.
Quando contratamos o serviço do gesseiro, já sabia como queria o gesso, qual seria o tipo de sanca, o modelo da moldura, o forro e inclusive os cortineiros. Nada tão sofisticado, queria algo simples que ficasse bonito.

Fechamos com o gesso e lá foi marido e gesseiro fazer as medições para definirem a quantidade de gesso que seria usado no apê.

Para a sala, tudo certo. Como o cortineiro seria de ponta a ponta, não haveria problemas.
Mas quando o gesseiro entrou no quarto, parou na porta e disse:
- Nossa seu Anderson, não vai ficar bom cortineiro aqui não!
- Porque?
- Olha sua janela, não é centralizada!
- É mesmo!

Vejam que feia:
janela quarto de solteiro
O lado direito é maior que o esquerdo. Sem falar dessa tomada ridícula que a construtora colocou muito feia! Eu nunca havia prestado atenção nessa janela. O Anderson até falou pro gesseiro fazer o cortineiro pq eu iria ficar muito brava. Não concordando, o gesseiro solicitou que comparecesse no apê URGENTE, já que ia iniciar o serviço naquele dia. Estava eu dando aula, quando o cel vibra, era o Andi me enviando mensagem desesperado pedindo que eu fosse voando pro apê. Juro que tremi, será que aconteceu algo grave? Lá fui eu, "voando" pro apê. Após o gesseiro me explicar, dizendo que não ficaria bonito, me convenceu e desisti do cortineiro do quarto. Lembrando que não rebaixei o quarto do futuro bebê. Foi o único cômodo. Homem é tudo desesperado, porque ele não me enviou uma foto, explicando que não daria para fazer o cortineiro? Me fez ir até o apê para eu dizer tudo bem pro gesseiro, aff!

Então colocamos apenas uma moldura de 15cm.
Apesar de ter ficado triste porque o quarto ficou sem o cortineiro, concordei que ficaria feio, mesmo após colocar os móveis.

O quarto ficou assim, com essa moldura, igual a da sanca, porém menor. Não reparem, ainda está molhada.

moldura quarto de solteiro
percebam a descentralização da janela, aff...
a moldura
esse foi o modelo que eu pensava fazer para esse quarto

 O cortineiro da suite ficou maravilhoso, ufa! Pelo menos aqui deu certo!


Infelizmente nem tudo sai da maneira como planejamos. Mesmo assim estou feliz por não ter ficado uma caca. Aff!!!

Pessoal, sejam sinceros(as), vocês acham que iria ficar feio? Ou eu deveria ter arriscado fazer o cortineiro deste quarto?

Beijossssssss e um ótimo final de semana e feriado também!!!

sábado, 14 de abril de 2012

Nossa sanca fechada e a baguete... :)

Olá pessoal, tudo bem?

Por aqui está tudo ótimo! Gostaria muito de agradecer os comentários nos posts anteriores. Sabem que é uma honra tê-las aqui visitando meu pequeno doce apê. Também agradeço as novas seguidoras, passei dos 400 e estou megamente feliz! Como sempre, sejam todas(os) bem-vindos ao meu futuro lar.

Pois é people, 80% do gesso está acabado. Ainda faltam os banheiros.
Nossa Flávia, ainda não terminou??? Ainda não, a coisa é mais complicada do que parece. Fui conferir como o forro é colocado, é bem trabalhoso. Esse tipo que escolhi "tabicado" ou "baguetado" além de ser mais caro é super trabalhoso. Confesso que tive um pouco de dó do gesseiro, mais ainda do meu piso, rs... Ele terminou a sanca hoje, e lógico que corri lá no apê pra conferir.

O serviço ficou ótimo, demorou mas amei o resultado. Ainda falta lixar, emassar e pintar claro.

O modelo de sanca que escolhemos foi fechada. Acho linda as abertas, mas quando vi a fechada, me apaixonei. Além de simples, o ambiente fica muito charmoso.
Vejam fotinhas da sanca do apê em vários ângulos:

Sanca fechada, vejam a sombra da tabica na parede.
Sanca fechada do outro lado
 Lembram que meu sogro fez a fiação dos spots? O gesseiro já deixou todos es seus lugares.
Agora vamos mexer no teto para centralizar o lustre. Aff...

cortineiro
 Ele deixou um espaço para o cortineiro, esqueci de perguntar quantos centimetros são entre a parede e a sanca. O cortineiro da sala é de uma parede a outra.

tabica do cortineiro
 Esse risco em vermelho é o desenho da altura da tabica. Imaginem o gesseiro colar o gesso e depois cortar tudinho... imaginem a sujeira... eca!

detalhe da moldura da snca e o cortineiro
 A moldura escolhida foi dessas retinhas com frisos.

Sanca com a fiação colocada

visão da cozinha para a sala
Reparem os fio pendurados aguardando os spots e a luminária da sala. Agora a vista está bem melhor. Minha luminária de fios ficou escondida aí no forro.

 
visão da sala para a cozinha.
Eu pensei que rebaixando o teto iria diminuir a amplitude do apê, haha... mero engano. Ficou muito bonito, amplo, eu amei minha salinha! Já estou imaginando ela toda iluminada. O forro da cozinha ficou maravilhoso. Pena que vou colocar armários e irá esconder a tabica.

Iremos fazer uma alteração na iluminação da sala. Depois de termos feito a sanca, a caixinha da luminária do teto não ficou centralizada, pois no projeto original da construtora, iriamos ter duas luminárias na sala, uma para iluminar mais a sala e outra próxima a porta para iluminar a entrada e parte da bancada da cozinha, essa morreu com o forro, quer dizer, virou luminária para o corredor.
O pedreiro irá fazer o recorde no teto para centralizar. Ai meu Deus, mais sujeira!!! Vejam:

O apartamento está horrível de tanta bagunça. Porém como vocês disseram o que importa será o resultado final, ter uma casa linda o jeitinho que foi planejado.
Aqui nosso banheiro sendo colocado o gesso
 Perceberam que já temos guarnições na porta???

e a bagunça continua... rs
Bom, por hoje é só, espero que tenham gostado da nossa sanca. Acreditem, ficou perfeita!!! Depois posto as fotos dos banheiros, do corredor, dos quartos e de outras novidades. Aguardem as cenas do próximo capítulo, ops post né. rs...

Agora, olhem meu saldo de Páscoa, é pra sair do peso né??? Eu aqui me matando de fazer academia pra manter o peso, e ganho essas gostosuras irresistíveis! Hummm...
Faltou o Ferrero Roche que ganhei do marido, esse eu já comi, rsrsrs...
Aguardo visitinhas e comentários.

Beijos no coração.

sábado, 7 de abril de 2012

Gesso + elétrica = caos total no apê!!!

Olá pessoal, tudo bem???
Por aqui pura correria, caimos na realidade da reforma, muitas coisas pra fazer, muitos detalhes, falhas técnicas, estresse e ansiedade sempre presentes. Mas confesso que estou amando tudo isso!

Hoje vou falar sobre o gesso e a parte elétrica do apê. Está UM VERDADEIRO CAOS AQUI!!! :) Tem fio e gesso pra todo ladooooo... Também vou mostrar o porcelanato. Não reparem a bagunça, nem tudo é belezura, né!rs
Vejam o estado do nosso porcelanato... ai meu Deus!

Suite com as coisas do pedreiro
banheiro social, sujinho, sujinho...
minha grande enorme lavanderia
Cozinha, antes da colocação do gesso
Lembram que disse que ia limpá-los, não deu. Só após o gesso ser colocado que essa façanha será possível!

Antes do gesseiro inicar o forro, meu sogro amado que é eletricista aposentado foi dar uma olhadinha na parte elétrica do apto. Gente, ele surtou!!! Muita coisa errada, não tinha paralelas, as caixinhas para interruptores eram super pequenas, e o pior é que esqueceram do ponto da tv do nosso quarto (que já havíamos feito), não passaram o fio do interruptor do quarto de solteiro, aff... uma tremenda bagunça elétrica!

O gesso faz muita sujeira, muito pó, aff... fico aflita com tanta bagunça e sujeira, realmente eles não são nada organizados. Mas está ficando bonitinho (lindo ainda não, rs...)  Dizem que bonitinho é um feinho arrumadinho, mas aqui não tem nada arrumadinho não!
Ohem a situação...

Então voltando a parte elétrica, meu sogrinho mais linduuuu do mundo (meninas ele é um amorzinho mesmo, meu segundo pai) decidiu refazer toda fiação elétrica, até porque é forro e vamos ter a sanca fechada, então precisariamos deixar tudo certinho para o gesseiro passar os fios e assim depois instalarmos os spots e luminárias. Além de arrumar os erros do eletricista da construtora.

Prepare a cadeira, senta e olha o caos...rs com muitas fotos...
Vou mostrar por partes.
Ponto da TV da suite. CADÊ??? SUMIU!!! DESAPARECEU!!!!
Antes do gesso e parte elétrica
parte elétrica feita antes do gesso
depois do gesso da parede, cadê??? esconderam nossas tomadas!
tivemos que quebrar a parede para refazer a elétrica das tomadas que ficaram escondidas
No quarto de solteiro esqueceram de colocar o fio do interruptor, depois descobrimos que entupiram o conduite com massa, ai sogro teve que cortar a parede e fazer a ligação no interruptor do corredor.
rasgo, que triste!
 Agora está super na moda, última novidade em design de interiores, lustre de fios, vejam:

Esse "gato" são os fios dos spots da sanca e dos pendentes que vão na cozinha. Que feiooooo... Depois ficarão escondidos no forro. UFA!

Caixa com fios aguardando o disjuntor
 Agora chegamos na parte do gesso, fechem os olhossssssss que a coisa é feiaaaaaaa... rs
forro da cozinha inacabado, ai meu piso!!! unf...
Preparação da tabica no corredor e sala, olha os furinhos no teto para pendurar o forro
fios dos pendentes pendurados, essa parede será "engessada"
Aqui o forro da suite ainda sem lixar e emassar, como sabem escolhemos teto tabicado para o apto todo.
Tabica
fios do lustre e dos spots que vão no painel da TV
cortineiro ainda feinho
visão geral do forro da suite
De todo o caos o que consegui juntar foi isso!!!
Como está o apê, que BAGUNÇAAAAAAAAA...

E ai, sobreviveram ao caos??? Eu pedi pra sentar e avisei que a coisa estava feia... rsrsrs...
Enfim, ainda tem muita coisa pra fazer, acho que esta semana o gesseiro termina o forro. Depois o pintor entra para lixar, emassar e pintar o apê e muito mais...

Observaram que o apto já tem portas??? Falta colocar as maçanetas, não coloquei ainda pois não vou usar as da construtora, estamos providenciando mais bonitas.
Abaixo uma fotinha do meu sogro querido, nosso anjo da guarda, fiscal da obra.
Nicãooooo... help me please!
Pessoal, prometo que no próximo post trarei fotos do apto mais arrumadinho, pelo menos assim espero! rsrsrs...
Obra é assim mesmo, no final tudo fica bonito!
Beijos amores e Feliz Páscoa!!!
OBS: O blog está de layout novo, espero que gostem! bjus