quarta-feira, 27 de março de 2013

Como é criar um gato em apartamento.




Olá pessoal, tudo bem?

Hoje o post é muito especial, é sobre gatinhos, que fofo!!!
A Gleise do blog http://casoriodoguiedade.blogspot.com.br é uma leitora muito especial, te adorooo  me escreveu perguntando como é criar um gato em apartamento. Em breve ela terá seu fofinho(a) em casa, oh delícia!!!

"Vi que vc tem uma gata, lindona por sinal, queria saber como é criar um gato dentro de um apartamento? Pq eu estou querendo mtooooooo, mas não sei como será essa convivência, vc poderia me dizer como é? Vi que agora você tem a Luna, e acho que devia falar dela por aqui, por sinal!rs

E eu estou loucaaaa, louquinha pra ter um gato no meu apto, sempre tive, mas sempre morei em casa, queria saber quais são os cuidados, e se realmente dá pra criar um bichinho no apê?"

Gleise, amei sua pergunta então vamos lá...

Como sabem eu tenho uma gatinha, muito linda, fofa e sapeca! Primeiro quero contar como a Luna veio fazer parte da minha vida. Ah, esses foram os primeiros post que fiz falando sobre ela aqui no blog. (que delícia recordar minha pequena)


Cresci com animais em casa. Tive gato, cachorro, tartaruga, periquito e até papagaio... Minha paixão era o Bolinha, meu cachorro SRD que viveu por16 aninhos. Bolinha deixou muitas saudades! Depois que ele morreu em 2006, resolvemos não ter mais animais porque sofremos muito a sua perda. Também tive um gatinho angorá, bem branquinho. Infelizmente meu vizinho jogou veneno no nosso quintal e acabou matando o gatinho. Sofri muito e a partir daí não quisemos ter mais gatos, então o Bolinha era o rei da casa.
Mas casei, fui morar no apê antiguinho e a história mudou...

Em novembro de 2010 ganhei a Luna de uma amiga. A mãe da Luna que se chamava Estrela deu cria no sótão da casa dessa minha amiga.  
O marido dela ouviu um barulho no sótão e achando que era rato, foi ver o que era. Quando subiu viu a Estrela que era a gata da vizinha da minha amiga com uns filhotinhos. Ela com medo fugiu e deixou os filhotes no sótão. O que eu sei é que a dona da Estrela não quis ficar com os filhotes então minha amiga tratou arrumar donos carinhosos para os gatinhos. Ela conseguiu, eu fiquei com a Luna e depois peguei o John, irmão da Luna para minha ex-cunhada. O John é lindoooo de morrer imagina um siamês com patinhas brancas (a mãe da Luna é siamesa e o pai dela angorá branquinho)... Sei que os outros irmãozinhos da Luna foram adotados também.

O Andi só soube que havia adotado a gata ao me buscar no colégio. No início ele ficou bravo, já que eu não avisado ele e na época não tínhamos a intensão de criar um animal no apartamento. Outro detalhe é que não fazia um mês que eu havia operado da rinite, sinusite e do septo nasal. Pensa numa pessoa alérgica!!! Euzinha! Fiz exame pra ver se tinha alergia a pelos de animais e de NEGATIVO! UFA!
Mas já no primeiro dia ela cativou o maridão, foi muito amor!

Os dias se passaram, ela cresceu, e hoje é uma linda gata de 2 anos super amada por nós! Acreditem, ela é o xodó do meu marido e uma verdadeira puxa-saco dele, rsrsrs... pensa numa gata mimada! É muito amorrrr...

Mas Flávia, quais cuidados devemos ter com os bichanos? O que eles precisam? Como é criar um gato em apartamento? Como é o dia-a-dia da Luna no apartamento?

Então respondendo a pergunta da Gleise...

Como é a Luna?
A Luna é uma gata de apartamento, ela não sai de casa, é castrada por isso é muito tranquila, dorme quase o dia todo, fica acordada um pouco de dia e um pouco a noite. As vezes se esconde em lugares que não consigo encontrá-la, não posso esquecer uma gaveta aberta que lá vai ela se esconder. É muito brincalhona, adora brincar de se esconder e dar bote em mim e no marido. 

Quais são os lugares preferidos da Luna?
Seus lugares preferidos são dormir nas cadeiras, as vezes na minha cama, e nos dias de muito calor dorme dentro da cuba dos banheiros. Sempre se esconde das visitas e de barulhos embaixo do sofá porque é muito medrosa.
Ela ama o tapete de sisal que jamais poderei jogar fora, nele ela se estica, brinca, dorme, espreguiça até vomita quando está doentinha, eu acho bom porque não regurgita as bolas de pelos no piso do apê. Como os gatos se lambem muito as vezes vomitam as bolas de pelos, e sempre fazem isso no mesmo lugar.

O que ela come?
Ela come somente ração de boa qualidade, nada de comida. Eu compro a Golden para gatos peludos e castrados. A ração faz com que as necessidades não fique com cheiro forte. Também dou petisquinhos e sachês.



Onde ela faz as necessidades fisiológicas?
Na caixa de areia. A areia é especial para gatos, tem cheiro agradável. É importante limpar todos os dias.

Como cuidar do seu pelo e ela toma banho?
Eu escovo a Luna "quase todos os dias", as vezes esqueço. É importante escovar o gato para que ele não engula muito pelo. Só dou banho nela 1 vez por mês e quando está calor. Uso shampoo para gatos.

Quais são os assessórios da Luna?
Os acessórios da Luna são:
Caixa de areia e pá;
Cama;
Arranhador de unha;
Pente e escova;
Tesoura própria para cortar a unha
Tigelas para água e comida;
Caixa de transporte;



Acessórios para casa e dono:
Rolinho de pelos, escova e aspirador de pó.

Quais são os brinquedos da Luna?
Brinquedos bem simples: bolinhas, ratinho de pelúcia, penas, mas ela ama uma boa bola de papel e de alumínio;



Quais cuidados você tem com a saúde da Luna?
A Luna é muito saudável. Eu a levo na veterinária Dra. Juliana Bortoletto somente quando necessário. Como a Luna é uma gata muito caseira, levo para dar as vacinas que são importantíssimas e ai ela já faz as consultas de rotina, como pesar, ver os dentes, as vezes cortar a unha...

Quando estive grávida ano passado, infelizmente perdi o bebê me falaram para dar a Luna porque passaria doença pra mim e para o bebê. Muita ignorância né! Não é assim!



Que tipos de segurança devemos ter no apartamento ou em casa?
Quando adotei a Luna, não queria que ela saísse do apartamento, então providenciamos tela nas janelas. As telas são seguras pois evita que eles saiam e sofram acidentes como cair do apartamento o que pode ocorrer um óbito.

A Luna é castrada?
Sim. Castrei a Luna com 5 meses, antes do primeiro cio. Assim ela fica calma, mansinha, não tem interesse em sair pra arrumar um namorado. Os gatos ficam mais caseiros e medrosos também, isso evita a saidinha, que eles fiquem miando e também faz bem pra saúde deles. Se você for adotar um bichinho em alguma ONG, eles já vem castrados.

A Luna sobe na mesa, na pia e no fogão?
Sei que muita gente não gosta de gatos porque sobe na mesa, na pia em vários lugares, é instinto, gato adora altura. Já vi histórias de pessoas que abandonaram seus gatinhos porque ele era ladrão, pegava comida do fogão, da pia... é um absurdo gente! Tudo depende da maneira como você cria e alimenta seu bicho.
A Luna não tem esses hábitos porque desde pequena eu ensinei ela a não subir na mesa, nem na pia e muito menos no fogão. Como ela só come ração não tem interesse por comida que nós humanos comemos. Quando ela era pequena e ameaçava subir na mesa ou na pia eu borrifava um pouquinho de água nela até aprender que não podia subir onde eu não queria. Hoje ela já sabe que não pode subir nestes lugares. Porém ela sobe na pia do banheiro pra beber água, os gatos gostam de água corrente, ela sobe no tanque, no guarda-roupas, no sofá, nas cadeiras porque eu deixo, eu permito, não vejo problemas dela subir nestes locais. Tudo depende da maneira como você cria seu animal, se você acostuma desde pequeno a subir na pia, depois ficará difícil tirar esse hábito dele, o bichinho não precisa sofrer, basta ensinar.



Algumas sapequices da Luna












 





Pessoal, sei que escrevi demais, mas são muitos detalhes, isso porque eu nem falei tudo, rsrsrs...
A Luna foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida e agradeço a minha amiga por ter pensado que eu seria uma ótima mãe para ela.
Gleise, espero que tenha gostado do post e desejo que você seja muito feliz com sua bolinha de pelos, quero conhecer logo.

Para saber mais sobre gatos recomendo esse livro. Me ajudou muito com a Luna.



Ah, só mais uma coisinha...

 NÃO COMPREM ANIMAIS, ADOTE UM!



Um grande beijo

61 comentários:

  1. Flávia, a Luna é uma delicia!!! Amei conhecer um pouco mais da sua filhinha e ver as fotos das bagunças! Rs!!
    Muitas coisas q ela faz são as mesmas q a nossa Mimi faz!
    Ela é nossa viralatês, muito amada e paparica demais o papai qdo ele chega! Eu e Davi ficamos com ciúmes! Rs!
    Só ronrona pra ele! Pra mim, só qdo passo o dia td fora!..
    Mas ela é minha amiguinha, muito companheira e só fica onde estou.
    Minha dúvida é com o sofá. Qual o material do seu?
    Já li q o suede é o único q resiste as unhas deles, mesmo tendo um arranhador, a Mimi usa minha cama box pra isso! Ñ aprende...
    Tenho medo de acontecer com meu sofá qdo comprar outro...
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela, nossa eu Amo gato, ah eles são sapecas mesmo, rsrsrs...
      Olha o meu sofá é esse tecido mesmo, o Suede amassado cinza. Realmente ele é muito resistente as unhas dos felinos pq não puxa o fio. Eu aconselho o suede.
      Beijão

      Excluir
  2. Flá, eu simplesmente AMEIIIII o Post, disse tudo e mais um pouco do que eu precisava saber.
    Acabei encontrando uma moça pelo Instagram que está adotando filhotes, ela é de São Bernardo do Campo e disse que me trás a gatinha aqui no final de semana, olha que boazinha.
    Eu amei a gatinha assim que vi, e não vejo a hora dela chegar aqui, vou telar as janelas em breve, e preciso ainda comprar um arranhador e ração pra ela, mas assim que ela chegar vamos leva-la ao veterinario, pra ver se está tudo certo!
    Bom amiga, vamos nos falando por aqui, pq pode ter certeza que dúvidas vão surgir...rs
    A Luna é muito linda e sapeca, como todo gato!
    Valeu muito pelas dicas e ajuda!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gleise, que bom que gostou do post, passei o máximo de informação possível. Nossa, vc vai amar a gatinha, é muito bom ter um animal em casa, trás alegria pra gente, mesmo fazendo bagunça eu morro de dar risadas pq a Luna é atrapalhada também.
      Assim que sua filhota chegar mostra ela pra gente viu.
      Um beijão e Feliz Páscoa!

      Excluir
  3. Flavia, primeira vez que passo aqui e já me deparo com este post lindooo!!
    Eu tb amo gatos, mas sei do problema de criar um perto de vizinhos que não sentem o mesmo amor que nós! Meu último gato, o Pedro, também morreu envenenado e sofri muito com a perda dele. Hoje, depois de 4 anos sem um bichano, penso muito e ter outro, mas estou prestes a me mudar para uma casa e sei que o vizinho de baixo não gosta de gatos porque tem passarinhos e meu marido já me alertou. Dúvida cruel, né?!
    A Lna é muito linda, parabéns.
    Voltarei mais vezes.
    Bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Débora que triste! É verdade, tem vizinho que não gosta mesmo, aconteceu com o meu tbém. Mas coloca tela na sua casa, ai o gato não escapa. rsrsrs

      Beijosssssss

      Excluir
  4. Que delícia!! Só quem ama bicho consegue entender. Ontem eu tinha começado a escrever meu post sobre cachorro e vi que vc publicou esse sobre gato. Até coloquei um link para cá! rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, é muito bom ter animal em casa, só quem tem sabe como é. Escreva sim sobre o Pitikinho, ele é lindoooo!!! Adorei e agradeço por me linkar no seu post.
      Beijão

      Excluir
  5. Muito bom o post. Tambem tenho meu gatão no apê e concordo com tudo que disse. Realmente é muito importante telar todas as janelas e ter paciencia quando o gato é filhote, pois o meu era muito arteiro e depois com o tempo, ele aprendeu a não subir nas coisas (ele chegou a jogar uma tv no chao quando era filhote).
    A unica diferença é que o meu não usa caixa de areia, ele faz as necessidades dele no ralo do banheiro. Confesso que prefiro e acho o máximo, pois não dá trabalho nenhum pra limpar e não fica cheiro ruim, não preciso gastar com areia e nem ficar limpando a mesma ou limpando a areia do chão. A unica coisa que preciso fazer é catar o cocozinho com a pazinha e jogar na privada. Jogo um pouco de desinfetante e abro o chuveiro. Meus gatos sempre foram educados pra fazer em ralo, então nunca vejo o xixi, é muito prático e minha casa nunca fica com cheiro pois nem os pézinhos ele molha já que o xixi desce direto pelo ralo, melhor do que isso só se ele fizesse direto na privada hehehe.
    O blog ficou lindo, adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ju, que gatão hein!!! Realmente qdo filhotes dão mais trabalho, mas eles crescem tão rápido que depois dá saudades... eu sinto da minha pequena. Achei o máximo ele fazer as necessidades no ralo. A gata da minha amiga faz também, ela não gostou da areia. Eu tentei ensinar a Luna, mas ela preferiu a caixa de areia. Os gatos são muito limpos, ah se não limpar o local eles vem pedir pra limpar, a Luna é assim se não tiro o coco da caixa ela vem me pedir pra limpar, pode?!rs ai d mim se não limpar...
      Beijãooo e Feliz Páscoa

      Excluir
  6. Flavia simplesmente ameiiii teu post!!
    Eu estou grávida e andei escutando muito isso da família e alguns amigos, eu adoro gatos mas não tenho em casa, porem na casa da minha mãe, vô e pai tem gatos e eles ficam sempre receosos...
    Eu tenho uma cachorrinha em casa e até ela foi motivo para falarem, e fiquei chateada... adorei essea imagem no seu blog falando da toxoplasmose, tanto que já salvei e se alguém me encher a paciência eu mostro ele rs
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má, isso mesmo! Qdo engravidei mandaram eu dar a Luna pode??? Ai eu pesquisei e vi que não era assim, conversei com a veterinária da Luna e ela me disse pra ficar tranquila. Muitas pessoas nem tem gato e contraiu a doença comendo carne crua e salada mal lavada. Eu fiz os exames e o resultado foi imune a toxoplasmose. Vc já fez esse teste? Peça ao seu ginecologista, ai vc poderá ficar mais sossegada e dizer a eles que não tem problema.
      beijossssssss e Feliz Páscoa!

      Excluir
  7. Oi, Flávia, adorei o post...muito esclarecedor para quem não tem gatos. Eu particularmente não gostava de gatos, até minha filha pedir um bicho de estimação e o que menos daria trabalho era gato, adotei uma, depois adotei outra e por fim me adotea terceira, ou seja, tenho três menoinas, que são umapçaixão, os xodós da casa. Adotei todas de uma ONG, são a Brigitte, Charlotte e a Marie. A Brigite adotei com dois meses e é minha sombra, a Charlotte já com um pouco mais de um ano, muito traumatizada, assustada e hoje é a gata mais doce que já vi na vida, por fim, há um mes e meio adotei a Marie. A Marie quando vi não pude deixar pra trás, ela estava para adoção depois de ter caído do sexto andar de um apto, quebrado as pernas e boca...ela está recuperada mas ficou deficiente, não tem mobilidade nas patas e um olhar triste de fazer dó. Precisava de uma casa especial, que a tratasse com muito carinho e atenção e essa era a minha casa, eu e minha filha nos apaixonamos de cara e depois de pensar por uma semana, buscamos e ela está aqui, um dengo só, apesar de ter ficado meio desconfiada no início. Já está se chegando com a Brigitte e a charlotte. Minha família agora está completa. Tem amor e carinho pra todo mundo. Uma mulherada danada nessa casa, mas muito feliz. Ammooooo gatos e recomendo pra todos.Feliz Páscoa! bj -
    Celeste-Brasilia/DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celeste, que lindo seu depoimento, amei sua história! Precisamos de pessoas assim que ame os animais. Com certeza vc é uma mãezona pra suas gatinhas e elas são muito felizes por vc dar muito amor e carinho a elas.
      Beijão e Feliz Páscoa!

      Excluir
  8. Oi Flávia,

    Td bem? Antes de mais nada, que gata linda!!! Adorei seu post! por isso que digo que não cai nesse mundo dos blogs por acaso, sempre aprendo muito aqui!!! Parei de atualizar meu blog em dezembro, por não ter mais assunto mesmo, mas agora, devo retomar, pois serei "mamãe" de uma gatinha! Pretendo contar a história lá no blog (morandono508.blogspot.com.br) na íntegra, mas sem resumo é o seguinte, a gatinha (tem aproximadamente 1 mês) apareceu na casa de uma conhecida, que tem passáros, logo a gatinha tá tocando o terror lá, rss...enfim, e a moça veio até mim, achou que eu tbm seria uma boa mãe pra gata, eu me apaixonei pela gatinha e resolvi adotar, é uma siamesa chamada July, a verdade é que fazia tempo que eu e o marido estávamos querendo um animal de estimação, mas cachorro pra gente não dava e o gato era o mais adequado, enfim, aconteceu e resolvemos que era a hora de ter nosso bichinho, mas agora, pesquisando, tô vendo que o gato siamês é o pior pra se ter em apto, dizem o seguinte "Algumas raças de gatos não gostam de ficar trancados, como o siamês. Por eles quererem sair, eles começam escalar as cortinas e sofás e realmente podem causar danos. Para esta raça de gatos, o ideal é espaço amplo e pessoas em casa para lhes fazerem companhia"... imagina só, moro em apto pequeno e passo o dia fora, ferrou! rss... a Luna é siamêsa? ela tem essas características? vc´s passam o dia fora? e como ela se comporta? Desculpa o comentário tão grande, mas a July vai pra casa hj a noite e eu tô um pouco desesperada, apê novo, móveis novos e tals... será q ela vai me odiar por passar o dia fora e estragar tudo por lá? hahahha...meu medo maior na verdade é não proporcionar uma vida boa pra ela, justamente por deixar ela sozinha o dia todo, num apê pequeno :(

    Bjs e obrigada!
    Lu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lú, obrigada por visitar o blog e gostar também.
      Bom a Luna é siamesa com angora, vira lata né rsrsrs... ela é bagunceira sim, muito brincalhona, mas é coisa de gato, gosta muito da companhia dos humanos, mas se esconde de quem não conhece. Tudo vai depender da maneira como vc cria seu gato. Como sua gatinha já é grande e tem o hábito da rua, acredito que no início ela terá dificuldade de adaptação no apto. Aconselho castrá-la imediatamente para ficar mais calma e tranquila, coloque telas nas janelas e depois compre um borrifador de água pequeno e sempre que ela fizer algo que vc não queira como subir na cortina, na mesa ou na pia borrife um pouquinho de água nela. ela vai entender que não pode ir alí. Também agrade com petisquinhos quando fizer algo legal como não ir na cortina ou subir na mesa que logo ela entenderá. A Luna ama morar no apartamento, afinal adotei ela bebezinha então nem teve contato com casa grande. Essa história de que gato não se adapta em apartamento é mito. Eles são ideais para apê, dormem praticamente o dia todo, só ficam acordados qdo estão com os donos. Marido e eu passamos o dia fora e sempre que chego em casa está tudo em ordem. Eu deixo brinquedinhos dela espalhados pelo apê para que ela não fique ociosa. Ela ama brincar com bolinhas de papel, mas é o papel do saco de pão, então faço um monte de bolinhas e deixo espalhadas pelo o apê pra distrair a gata. é claro que qdo estou em casa deixo apenas algumas e recolho as outras para o apê ficar arrumadinho. Se vc não quiser que estrague sua cortina e sofá, compre logo um arranhador e ensine ela arranhar a unha nele, se ela gostar de ir no sofá arranhar as unhas passe veja limão no local onde ela arranha, os gatos não gostam do cheiro cítrico. Dê sempre ração boa para não ficar obesa, e ensine fazer as necessidades na caixa de areia. Fica tranquila, eles são inteligentes, ela aprenderá rapidinho. A Luna mia a noite pra abrir a porta, mas os gatos são curiosos e ela gosta de ver o que está acontecendo no corredor. Porém se a porta do elevador abre ela corre com medo, é muito medrosa rsrsrs... ah, eu sempre acompanho ela na voltinha no corredor, pois tenho medo que alguém pegue minha lindona, ou ela pule na janela do corredor que não tem tela.
      É isso, espero ter ajudado e fique tranquila que tudo dará certo!
      Beijos
      Ah me envia uma foto dela...
      Flávia

      Excluir
  9. Linda sua gata flávia! Moro em um ap pequeno tb e optei por gatos! Só um acréscimo as leitoras quanto a ração e a areia sanitária: A ração golden usei um tempo, mas preferi a da marca Royal Canin, de preferência super premium, é excelente!! E sobre a areia, uso a de sílica, para apartamentos ela é perfeita! Não deixa cheiro nenhum, é uma maravilha! :) beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, vou usar essa areia. A ração eu uso essa também, sempre intercalo para ela não enjoar.
      Bjsssssss

      Excluir
  10. Olá! Adorei o seu site... meu nome é Stephane tenho 13 anos, moro em apartamento, mas sempre morei em casa com quintal bem grande... tbein tive um gato angorá mais uma vizinha o roubou ele era branquinho de olhos azuis e gordo... Agora que eu moro em ap. quero um gato, mas minha mãe diz que faz muita sujeira e bagunça... Meu ultimo gato morreu, jogaram agua tóxica nele foi horrível e tiveram de sacrificar pra parar a dor dele.. eu chorei muito.. agora a gatinha do meu primo a Tina deu cria e eu quero um filhotinho.... meu maior medo é do gatinho ficar fazendo muita bagunça.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suaa Gatinha é lindaa amei ela...

      by: (stephane)

      Excluir
    2. Nossa Stephane, que triste o que aconteceu com seus gatinhos. Vc deve gostar mesmo. Bom se vc mora em apartamento é bom colocar tela nas janelas e para o gatinho ficar calminho é só castrar. A luna é tranquila, mas brinca como qquer animal, ela é um doce!
      Um beijo florzinha. Depois me conta se conseguiu o gatinho (a).

      Excluir
  11. Moça to encantada por sua menina. O meu bb faleceu recentemente apos 14 anos d muito amor. E me perguntando se devo ou nao adoar um outro por morr em apartamento, acabei me deparando com esse poste.

    ResponderExcluir
  12. Flávia encontrei seu site por enquanto buscava informações sobre criação de gatos em apartamento, pois logo mais irei mudar pro meu (também comprei na planta) e de quebra vou compartilhar suas dicas de decoração. Agradabilíssimo e oportuno achado... Vc está de parabéns... Fiquei apaixonada pela amada Luna (adoro gatos). É comovente ver seu carinho por ela. Gostaria de saber notícias mais recentes da fofa com fotos. Sou a Larissa de Goiânia. Abraços e até em breve...

    ResponderExcluir
  13. Desculpe, onde se lê "por enquanto" leia-se "enquanto" no comentário acima. Larissa.

    ResponderExcluir
  14. Olá, Flávia!
    Seu blog é lindo e eu já virei sua fã ao ver o seu carinho ao se referir a Luna! Ela é linda mesmo! Amo meu gato SRD (mas cheio de charme, como todo gato, aliás...) Leonel e a minha cadelinha tb SRD Leka. Ambos foram adotados e foi a melhor coisa que fiz na vida!
    Parabéns pelo blog que, como já disse, é muito lindo!
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  15. Delícia de relato. Tenho dois gatinho em apartamento e dá tudo certo na minha rotina e na deles. ^^

    Falta de informação por parte de outras pessoas é um perigo.

    ResponderExcluir
  16. Adorei seu blog,vou ganhar uma gata ou um gato ciames vou poder escolher, gostaria de saber se eu escolher uma gatinha se eu posso dar vacina de 3 em 3 mesesnao gosto da ideia de castrar, moro em apartamento gostaria de saber mais sobre essa areia, onde compra, o preço, com q frequencia eu terei q comprar.bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi Flávia, tudo bem?
    Eu sou louca, doente por gatos! Sou daquela que se ver um filhote abandonado na rua... levo pra casa!
    Mas é ai que mora o problema! Rarissimo eu achar um! Tanto é que eu não tenho gato, depois que o meu morreu, nao peguei mais nenhum.
    Hoje eu moro sozinha e moro em um espaço muuuuito pequeno, uma kitnet!
    é uma sala/cozinha, quarto, banheiro e lavanderia!
    Pois sou estudante e N-E-C-E-S-S-I-T-O de arrumar um gato, nao suporto mais viver sem um! Preciso do amor deles!
    É maravilhoso!
    Entao, eu gostaria de saber se eu posso ter um em um ambiente desse tamanho, se tem algum problema!?

    E tambem, estou disposta de comprar ou mandar fazer uma casinha que tem uma arvore em cima, comprar brinquedos, na lavanderia colocar uma caixinha de grama "esmeralda" para necessidades e colocar "prateleiras" para ele poder andar por cima nas paredes.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Olá, adorei o post (mega explicado) e claro a razão dele a Luna Linda!!!
    Também moro em apartamento e tenho 3 gatas!!! Uso sílica que é realmente muito bom não deixa cheiro e o xixi seca rapido assim não causa problemas qdo se tem mais de um gato!!!
    Ah e com as minhas eu passeio pelo condomínio de coleira, todo mundo conhece as gatas de coleira!!!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristine! Eu tbm tenho uma gatinha e vou me mudar para um ap super pequeno. Gostaria de ter uma ideia de onde colocar a caixa de areia.Pode me ajudar? Obrigada.

      Excluir
  19. Oi! Que lindo, lindo mesmo. Tenho 4 gatos. Vou como tive o primeiro gato.
    Uma mulher deixou abandonada uma gata e seus filhotes dentro duma casa fechada, a vizinha, mae de uma amiga minha arrombou a casa e tirou todos eles e começou a encontrar donos. Quando ganhei o meu pensei que fosse macho. pus o nome de Capez q eh um doutrinador do Direito. Quando fui castrar o veterinario sorriu mt mt... e falou q era femea e tava gravida! Ai mesmo que fiquei mais apaixonada por gatos. ELA TEVE UMA GESTAÇÃO TRANQÜILA . E PARIU DENTRO DA MINHA GAVETA. HOJE ESTOU COM OS TRES FILHOTES E
    MAIS ELA. É O BONAVIDES O LENZA E O NADER. TODOS ESCRITORES DO RAMO DO DIREITO... vou mudar p ym apt agora to tao preocupada com eles... meu contato suelmaf.oliveira@hotmail.com.br n esqç do br.

    ResponderExcluir
  20. oi,eu moro numa casa e divido o pátio com 2 pessoas,quero muito ter um gatinho(A) mas minha mão não deixa pq ela pensa q ele vai ir para as casas vizinhas e atrapalhar,queria saber se é melhor ter um gato ou uma gata em casa e como posso falar para minha mae se o gato atrapalha ou não,quieria tbm saber se é difícil criar gato dentro de casa e se vai atrapalhar os vizinhos,eles fazem muito barulho?e tbm minha mãe não gostaria q ele subiria na cama,tem como ensinar ele a não subir na cama e nesses lugares?obrigada

    ResponderExcluir
  21. Minha Vivi tem 10 meses e é igualzinha a sua gatinha, (quando vi as fotos achei que era a minha fofinha - siamês misturada com persa) Acabei de comprar um presentão para ela - afinal dia 12 é dia das crianças e das gatinhas. Moro em apto, 1º andar, ela adora ficar na varanda ou na janela olhando as pessoas. Estou cheia de marcas de arranhões (dos dentes, nunca das unhas) todo dia ganho uma marca nova. Ela é carinhosa só quando quer, mas eu não ligo.

    ResponderExcluir
  22. Olá Flavia, tudo bem?
    Adorei conhecer um pouco sobre a vida da Luna, linda demais!!!, eu gostaria que você me ajudasse com suas dicas.
    Eu tenho duas gatinhas, uma é a Julieta que hoje esta com 2 anos e meio, ela é castrada e muito sapeca, moro em uma residência e ela adora brincar e correr no quintal, porém vendi a minha casa e vou morar em um apartamento e a minha preocupação é se a Juju irá se adaptar, tenho muito receio dela não se acostumar.
    Estou projetando um quarto especial para elas, no quarto tem até uma varanda, mas mesmo assim estou com medo dela ficar doente por não gostar.
    Já a mais nova a Emília, ela esta acostumada a ficar dentro de casa, ela tem apenas 7 meses e ja esta castrada também..penso que ela será mais facil para se adaptar.
    A alimentação delas é parecida com a da Luna, rações de boa qualidade, gosto da Premier Golden gatos frango, Golden filhotes e sachês da Royal canin, mas tive que suspender a ração da Juju por ela ter tido neste ultimo mês uma pequena infecção urinaria, ela esta em tratamento e esta comendo a Royal Canin Urinary e hoje graças a Deus ela esta muito melhor tadinha.
    Enfim a escolha de morarmos em apartamento foi mais pela segurança delas, por eu e meu marido ficarmos o dia todo fora, e por mais tranquilo que seja aonde por enquanto moramos que é um condomínio fechado, mesmo assim fico muito preocupada, elas são razões de nossas vidas..amamos muiiitoo essas peludinhas!!
    Me ajuda, por favor com suas dicas maravilhosas!!!

    ResponderExcluir
  23. Mas pode ter gato ou cachorro em apartamento??? e que coisas e regras devemos fazer para poder ficar com ele(a) ???
    pfv me ajuda vou me mudar e quero um animalzinho

    ResponderExcluir
  24. mas antes deixe eu lhe dar uma dica: bolas de lã de pelinhos ou até mesmo pequeninos brinquedos podem ser prejudiciais ao organismo da sua pequenina luna e ainda mais agulhas e linhas são um perigo ! veja o animal planet lá tem dicas de cuidados com seu gato ou cachorro ;)

    ResponderExcluir
  25. em que site vc conseguiu fazer seu site ?????

    ResponderExcluir
  26. Flávia, obrigada pela postagem! Ajudou muito!
    Sou "criadora de gatos de primeira viagem" e moro em apto, fico super confusa sobre o comportamento do meu Francis, de apenas dois meses.. Ele foi encontrado nas ruas por uma amiga minha e agora eu estou cuidando dele, porém minha mãe tem medo que ele suje o sofá e o tapete (bem parecido com o seu nas fotos das "travessuras" de sua Luna (que aliás, é lindíssima!). Francis não dorme a noite, porém é muito quieto e só brinca quando é chamado, adora se esconder embaixo dos móveis e de vez em quando tá correndo pela casa como um louco varrido, creio que por ter sido atacado por outros gatos (quase morto) ele não goste de ambientes escuros e sempre da trabalho pra dormir a noite...
    Já estou apaixonada por ele, um amor de gatinho!
    Beijos!
    Ana Beatriz
    http://garotaviiciada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Que linda a Luna,Flávia ...
    Eu estou com um gatinho,de dois meses em casa,a gata q meu irmão adotou da rua deu cria,então peguei um filhotinho.
    Até então não gostava de gato,mas ele é um amor,muito carinhoso...
    Só mia demais,e nas brincadeiras acaba arranhando bastante. Ontem mesmo no segundo dia dele aqui em casa,ele arranhou minha mãe,pulando no sofá,ela não gosta de gato,mas tô tentando fazer ela se acostumar com a ideia..
    O que tenho duvidas é de como vou educar direitinho,pra ele não subir na mesa da cozinha,não ficar nos fios da televisão. Ele fica mais no meu quarto,dorme na minha cama,queria acostumar a dormir na caminha dele..
    E outra duvida é caso eu for viajar como posso fazer com ele dependendo do lugar não da pra levar junto... Será que deixando ração e agua ele fica tranquilo? E como falei eu estou deixando ele mais no quarto,não quero q ele seja como alguns gatos q estão sempre na rua..
    À noite ele sempre começa a querer pular,e fica miando como agir??
    Desculpa por tantas perguntas e dúvidas.. Hehe

    ResponderExcluir
  28. Quais são as melhores raçoes para dar ao gato?? Estou dando whiskas para filhotes pois ele ainda é filhote...
    E é verdade se castrar o gato ele mia menos,se torna mais calmo? Obrigada Flávia

    ResponderExcluir
  29. Olá Flávia!
    Comprei um gatinho persa para minha filha e ele tem 11 meses
    Faz alguns meses que ele não quer utilizar a caixa de areia para fazer suas necessidades, e está muito difícil lidar com isso...
    Você tem alguma dica ?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  30. Oi Flávia! Gostaria de saber onde colocar no Apê a caixa de areia da minha gatinha. Onde colocou a sua?

    ResponderExcluir
  31. Oi Flávia! Adotei a Luly de 2 meses....Ela é pretinha de olhos verdes, uma tchutchuca apaixonante!! Eu estava pesquisando sobre como cuidar de um de um gato num apto minúsculo e acabei chegando até vc. Adorei as suas dicas!! Um beijão pra vc e outro pra Luna liiiiiinda

    ResponderExcluir
  32. Flávia, achei sei blog hoje pesquisando sobre sancas (!!!) , além do post das sancas ter me ajudado, eu, como toda pessoa que começa a construir, fiquei em dúvida sobre as opiniões serem de confiança, após este post sobre a Luna, não tenho duvida de teu caráter! Que gostoso saber que incentiva animais com crianças! Um abraço e siga sendo única! : )

    ResponderExcluir
  33. Olá pessoal, desculpe não responder todos os comentários aqui. Fico super feliz e agradecida em saber que vcs gostaram do post. A Luna é minha filhinha mais velha e agora irmã do Nicolas. Eles se amam de verdade, ela se adaptou facilmente ao bebê e o Nicolas não adquiriu nenhuma alergia. Estou super feliz com a amizade deles.
    Me perguntaram onde deixo a caixa de areia dela. Ela fica no banheiro social, dentro do box. Deixo um pouco aberto pra ela ir fazer as necessidades. Limpo toda noite, jogo as necessidades dela no vaso sanitário mesmo, é mais prático. Troco a areia toda semana e um saco dura 15 dias aproximadamente. Gasto em torno 2 sacos por mês com custo de 11,00 aproximadamente. Para as meninas que estão com dúvidas em ter um gatinho em espaço pequeno, não vejo problemas. gatos são super adaptáveis, só aconselho seguir as recomendações do post.
    Um grande beijo e estou preparando um post com a adaptação da Luna com o Nícolas.

    ResponderExcluir
  34. Oi Flávia me identifico muito com pessoas como você, que amam gatos. Eu tenho duas, uma siamesa e a outra parece um tigrinho, rs. Peguei elas na rua. Mas casei e mudei de cidade, então elas ficaram com minha mãe, pois são grandes e não iriam se adaptar a uma casa nova. Sinto muita falta delas, e choro de saudade. Por isso vou adotar uma gatinha no canil da minha cidade. Não vejo a hora. Por enquanto não estou trabalhando, apenas fazendo faculdade, mas ano que vem pretendo trabalhar, estou pensando em a gatinha ter que ficar sozinha em casa durante o dia, e miar, e os vizinhos reclamarem, pois moro em apartamento. Vou adotar uma bem pequenininha pra acostumar aqui no apartamento e vou castra-lá. Meu marido também ama bichanos, ainda bem, rs! Sua Luna é linda. Lambeijos. Natália!

    ResponderExcluir
  35. Oi Flávia me identifico muito com pessoas como você, que amam gatos. Eu tenho duas, uma siamesa e a outra parece um tigrinho, rs. Peguei elas na rua. Mas casei e mudei de cidade, então elas ficaram com minha mãe, pois são grandes e não iriam se adaptar a uma casa nova. Sinto muita falta delas, e choro de saudade. Por isso vou adotar uma gatinha no canil da minha cidade. No momento não estou trabalhando, mas ano que vem pretendo trabalhar, estou pensando da gatinha ficar sozinha o dia todo e miar, e os vizinhos reclamarem, pois moro em apartamento. Vou adotar uma bem pequenininha pra acostumar aqui no apartamento e vou castra-lá. Meu marido também ama bichanos, ainda bem, rs! Sua Luna é linda. Lambeijos. Natália!

    ResponderExcluir
  36. Olá! Publicamos um vídeo sobre gatos em apartamento e durante o período de gravidez. Caso queira prestigiar, segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=Um7pCjj7d08

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  37. Nunca pensei em ter um gato de entimação... e agora com qse 2 anos de casada, meu marido e eu decidimos ter um xodó para chamar de nosso. Estamos prestes a adotar uma bebe gatinha e estive nos ultimos dias ansiosa para recebê-la em nosso apê, e ao mesmo tempo com medo de não conseguirmos nos adaptar e fazê-la se acostumar conosco... Encontrei aqui no blog varias respostas para os meus questionamentos e agora estou mais confiante! Obrigada e parabens pelo trabalho e dedicação a Luna!

    JANAINA

    ResponderExcluir
  38. Oi Fávia, parabéns pelo seu blog, muito linda sua gatinha Luna. Amo gatos, hoje tenho uma chamada Nina Maria, está comigo há 5 anos, é o meu xodozinho. Já tive mais 3 chamados Kid Billy, Didan e Tina Mara, chamada carinhosamente de Tininha. Há 1 ano a Tininha partiu, cuidei dela 6 anos e até hoje não me conformo com sua partida. Sei que agora São Francisco está cuidando dela e dos amiguinhos do outro lado do arco-íris. Minha Nina Maria é quem me consola, apesar dela sentir falta da Tininha, ficou ainda mais carente, quer colinho toda hora. Só quem tem gatos sabe o quanto é legal você chegar em casa, abrir a porta e ver a alegria com que eles nos recebem. Não só os cães, os gatinhos também ficam tristes quando os donos saem e a felicidade quando eles retornam. Que Deus abençoe você, a Luna e a sua família! Felicidades!

    ResponderExcluir
  39. Sua Luna parece muito com minha Cléo...É uma delicia ter um gatinho pra nos fazer carinho e companhia

    ResponderExcluir
  40. È maravilhoso ler tantas coisas linda sobre gatos,pois tem muita gente ainda que maltrata os bichanos e quantos preferem adotar ou comprar cachorros caríssimos nada cotra cachorros,apenas quero dizer que gato é tao amável quanto..Só quem tem sabe o quanto eles fazem a diferença!!! tenho uma que mudou completamente a minha vida,não tenho filhos, mas sei que o amor que tenho pela a Mel não seria diferente de um filho.Meu coração fica partido quando vejo tantos gatinhos ainda nas ruas jogados,sujos com fome,se eu pudesse teria uma casa gigante e pegaria todos que eu encontrasse jogados.A minha peguei assim nessas condições sozinha na rua bebezinha ainda mal sabia comer,hoje ela é linda tem dois anos e vive grudada comigo,quando chego em casa não tem alegria maior em ver alegria dela no portão me esperando,dorme do meu ladinho e não preciso de despertador todas as manhas no mesmo horário ela me acorda fazendo massagens nas costas rs.rsr. Lógico que não é de graça,tenho que levar e abrir a janela para ela dar uma olhada básica no movimento la fora rs.rs,mas é maravilhoso fazer

    ResponderExcluir
  41. Oi Flávia, adorei seu post. Estou louca para adotar um gatinho, mas nunca crie gatos, apenas cachorros. Estou com receio pois moro num apartamento muito pequeno, de 30mts2, sala/cozinha e suíte. Você poderia me ajudar com sua experiência, e me dizer se será problema o pouco espaço para o bem estar do felino?

    ResponderExcluir
  42. Adorei o post!! Tenho 4 meninas e mudei há sete meses para um AP. As vezes sinto dó das meninas não ter um quintal para correr. Mas ao menos estão em segurança no AP. Adorei a Luna, parece com a minha Tica. Bjs

    ResponderExcluir
  43. OI FLAVIA BOM DIA , CONHECI HOJE O SEU BLOG E ME APAIXONEI PELO ASSUNTO SOU APAIXONADA POR GATOS E ESTOU PASSANDO POR UM GRANDE PROBLEMA POIS ME CASEI A POUCO TEMPO E MEU ESPOSO TROUXE COM ELE UM CACHORRO PASTOR ALEMÃO NO QUAL ESSE ODEIA GATOS O MEU QUE SEMPRE TEVE MTO ESPAÇO DISPONIVEL POIS SEMPRE MOREI EM CASA COM GRANDES QUINTAIS ESTA ATERRORIZADO E SO ESTA DENTRO DE CASA E MUDOU COMPLETAMENTE A ROTINA , BEM MINHA DUVIDA É ASEGUINTE GOSTARIA DE SABER SE DENTRO DE CASA ELE PODE VIVER FELIZ TBM JA QUE ELE TBM E CASTRADO ? UM GRANDE BJOOO

    ResponderExcluir
  44. Oi! Quero muito adotar um gatinho. Obrigada pelas dicas. Mas minha maior dúvida é o que fazer com o bichano quando eu for viajar. Moro em ap.

    ResponderExcluir
  45. gente, eu to louca por uma gatinho! mas o problemas são minhas plantas. moro em apto e tenho muitas flores plantadas. tive uma experiência de 3 meses com um siames de 6 mese e tive de tirar todas as plantas de casa! como aliar isto?

    ResponderExcluir
  46. Oi, eu li seu post mas ainda fiquei com duvidas, tenho um casal de gatos e eles cresceram na chácara em que moro, e preciso me mudar para um apartamento, será que dá certo? eles vao se acostumar? vao sofrer por ficar num lugar so? tenho do de trancar o ape e deixar eles sozinhos... me tira essas duvidas por favor!? beijos

    ResponderExcluir
  47. Oi, eu li seu post mas ainda fiquei com duvidas, tenho um casal de gatos e eles cresceram na chácara em que moro, e preciso me mudar para um apartamento, será que dá certo? eles vao se acostumar? vao sofrer por ficar num lugar so? tenho do de trancar o ape e deixar eles sozinhos... me tira essas duvidas por favor!? beijos

    ResponderExcluir
  48. Então eu li, mas não vi sobre os pelos pela casa?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Flávia Rodriguero