segunda-feira, 27 de maio de 2013

Lavanderia do APÊ em detalhes + vídeo da lava e seca

A lavanderia do apê está 90% pronta. Falta apenas a porta de vidro para separá-la da cozinha.
Após 5 meses morando o apê, este pequeno espaço está pronto!
Como sabem eu tenho uma lava e seca, mesmo assim decidimos colocar varal de parede para estender as toalhas de banho no dia a dia e roupas já que minha AS é bem arejada e ensolarada. Só uso a lava e seca nos dias nublados e frios, não dá pra ficar usando sempre a máquina,como sou professora meu salário não ajuda muito, rsrsrs, ela demora pra secar a roupa, a média são duas horas para roupas finas e umas quatro para roupas mais grossas como jeans, casacos, toalhas... isso faz o consumo de energia ser grande. Em maio usei bastante a lava e seca. Como montaram o dormitório, lavei e sequei todas as roupas que estavam guardadas em malas há mais de uma ano. Pra terem uma ideia o consumo em abril foi de 164 kwh  e o consumo em maio de 263 kwh, alto né, geralmente nosso consumo é de 100 a 200kwh. O consumo aumentou 99kwh. Na conta isso faz muita diferença em $$$.
Apesar de consumir energia, eu adoro ela, e recomendo uma lava e seca pra quem tem lavanderia pequena como a minha. Também acho indispensável um varal, mesmo que seja pequeno, é bom ter um, ajuda muito no dia a dia, principalmente em dias de sol não tem necessidade de usar a secadora. Eu uso cabides para estender camisas, camisetas e blusinhas, e o varal de peças íntimas, com eles cabe muita roupa no varal. Ah, também tenho um varal de chão que só uso quando lavo muita roupa. Esse é quebra galho, rsrsrs muito bom pois coloco no cantinho do meu quarto onde bate sol e no final do dia as roupas estão sequinhas. Acredito que muitas donas de casa que moram em apartamento fazem isso.
Lembram que no post anterior comentei sobre a coluna que divide a cozinha e a lavanderia? Depois que instalaram o armário superior ficou um buraco? A solução está logo abaixo.
O marceneiro fez mais uma portinha e fechou o buraco. A princípio era pra ser uma prateleira, mas ficou tão feio que solicitei que fechasse. Assim ficou ótimo! Os produtos de limpeza estão todos escondidos o que deixa a área bem organizada.
 Também oi feito o tamponamento no teto. Nada de buracos agora, rsrsrs...
Organizei o armário assim: De cima para baixo:
- toalhas da Luna
- panos de chão
- cesto com mais panos de limpeza
- cesto com produtos do dia a dia
- produtos para lavar roupas, ferro, balde...
 Aqui era o buraco, coloquei mais produtos de limpeza. Agora imagina isso aberto? Não acho legal, por isso quis tudo fechado.
Na parte inferior deu para colocar um armário com duas portas embaixo do tanque e ao lado um cesto de roupas sujas.
Meu tanque é de inox, muito bom, funcional, não mancha e é super fácil de limpar. A bancada tem área seca e molhada.
Me perguntaram se a tomada e a mangueira me atrapalhavam. De forma alguma. De acordo com o manual da lava e seca a mangueira deve estar numa altura aproximada de 1 metro para bom funcionamento. A tomada uso para ligar o ferro, já que uso a bancada para passar roupas. Como foi planejada desde a construção, a máquina tem saída de água própria, a água dela não está ligada na torneira do tanque. Fica a dica.
O armário inferior não vai até o chão. Abaixo do armário inferior sobrou um espaço de 15cm, não quis fechar por causa do ralo. Com esse espaço dá pra colocar um balde grande embaixo e esconder outras coisas, como caixa de ferramentas, latas de tinta pequena que sobrou da reforma...ninguém está vendo rs...
 Aqui o cesto, cabe muita roupa!
Agora fotos dela decorada. Não dá pra fazer muita coisa de decoração, apenas coloquei detalhes rosa, minha cor favorita.
Ali no canto estão as vassouras e o porta sacos que trouxe do outro apto. Comprei tecido poá rosa e minha mãe vai costurar um pra mim. Não quis furar a parede para colocar suporte de vassouras. Fiz um teste e sempre ia esbarrar nas vassouras quando fosse usar o tanque ou estender roupas.
Regador com margaridas artificiais decorando a bancada.
Lavanderia vista da cozinha
 Sobre o revestimento pastilhado e o porcelanato. Estou amando, são super fáceis de limpar sem contar no brilho que tem o azulejo. O porcelanato é branco, dá mais amplitude para área, passo pano 2 vezes na semana e fica limpíssimo. Eu adoro tapetinhos de crochê, esse foi minha mãe que fez quando casei. Coloquei na área molhada, assim mantém o piso sempre limpinho.
 Essa plantinha é da Luna, ela mastiga uma folhinha todos os dias. Dizem que é bom para soltar as bolas de pelos.
É isso pessoal, espero que tenham gostado da minha lavanderia e das dicas. Ela é bem compacta, pequena, mas viram como aproveitei bem cada espacinho!
Aqui os desenhos dos meus armários feitos por mim. O marceneiro fez igualzinho, quero dizer tirando a portinha que ficou um mimo!


Fazendo esse post lembrei que gravei em janeiro um vídeo da lava e seca. Estou com dificuldades para subir o vídeo no Youtube. Acho que está grande, por isso não consigo colocá-lo. 
Coloquei uma prévia do vídeo, assistam vão morrer de rir. Percebam que a lavanderia ainda está sem os armários, rsrsrs

Beijos no coração e uma ótima semana a todos!
Flávia

37 comentários:

  1. Ficou linda e funcional....amei sua lavanderia
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Ai que tudo sua lavanderia,nossa se pudesse ter uma assim ficaria feliz,mas tenho que dividir a área da lavandeira com as tralhas do marido,aí já viu rsrs
    Mas amei a tua!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabi, a minha é pequena e acredite que o armário debaixo do tanque ficou pro marido guardar a bagunça dele. Por isso não mostrei, pq é muita tralha, rsrsrs...
      Bjs e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oiii


    nossa que cantinho lindo... ficou tão linda essa florzinha.... achei ótima a decoração!!
    adorei a idéia do cesto.. vou tentar fazer na minha beijinhoooo

    www.enquanto-isso.com

    ResponderExcluir
  4. Ficou linda, Flavinha!! Bem Barbie! Rs! Ah, morri de rir com a plantinhas da Luna! Rs! Mimi tb come os matinhos dela lá no quintal! Rs!!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. dani, que bom que gostou, esses gatos não tem jeito.
      Bjssss

      Excluir
  5. Ficou super charmosa a lavanderia, o toque de rosa deu toda delicadeza! Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roseli, que bom que gostou.
      Bjssssss

      Excluir
  6. Ai, quero ela pra mim...q linda Fla...a-do-rei!!! bjo

    ResponderExcluir
  7. Ficou muito linda, muito bem planejado,um charme. Agora só lavar as roupinha p/ elas ficarem cheirosinhas.... bjos

    http://casadaaline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Aline, aproveitei cada espacinho, ficou ótima!
      Bjsssss

      Excluir
  8. Oii Flavia!! eu adorei, ficou linda e muito bem organizada!
    Bjo Bjo

    ResponderExcluir
  9. Qual a medida da sua lavanderia??? Achei que ficou linda, apesar de pequena coube tudo direitinho!!!

    A minha vai ser um ovinho, valeu a inspiração!

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Oi Flavinha,
    Ficou linda, funcional e bem organizada!! Adorei cada pedacinho dela.
    bjokas

    ResponderExcluir
  11. Meninas, que bom que gostaram da minha super lavanderia, rsrsrs... bom ficou exatamente como queria, cabe tudo e está muito prática!
    Um grande beijo a todas.

    ResponderExcluir
  12. Sua lavanderia ficou linda e muito util! To dando uma geral na minha tb que estava meio apertada na minha opiniao! Hoje ja comecei uma parte, agora falta os armarios embaixo do tanque (que será igual ao seu!) e os armario na parade oposta! DEpois quero decorar com uma cor clarinha tb, nao sei se rosa ou azul... ja ate vi o kit de vassouras, pa de lixo, e outras mais, como as suas! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sessa, vai ficar lindaaaa... adoro combinar tudo!
      Bjsssssssss

      Excluir
  13. Que linda! Vc pode me informar a metragem dessa área? Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Mininaaaaaaaaaaaaaaaaa que sonho esse teu blog!!! hahahaha
    to montando meu apê e to adorando tuas dicas!!!
    sua lavanderia ficou otima! quero fazer mais ou menos como a sua... só que a minha cozinha/lavanderia é beeeeeeeeeeem diferente da sua... a minha lavanderia é EM FRENTE a pia da cozinha... imagina? :/ to bolando uma maneira de colocar algo que separe os dois... apesar de não ter costume de fazer frituras, mesmo assim acho que as roupas ficam com cheirinho de comida... :/

    parabens pelo blog, to adorando as dicas!
    bjus

    ResponderExcluir
  15. MEU DEUS QUE LAVANDERIA É ESSA????? COMO VC CONSEGUIU DEIXAR UM ESPAÇO TÃO ESQUECIDO E BAGUNÇADO, PELO MENOS PRA MIM, NUMA AMBIENTE TÃO FOFO?? HOJE MUDEI MEU CONCEITO SOBRE LAVANDERIAS. PARABÉNS

    ResponderExcluir
  16. Flávia, linda demais sua lavanderia!!!
    Estou arrumando meu apto também e vi que vc também tem uma gata! Eu tenho dois!
    Aí vem a minha pergunta: onde vc coloca a caixa de areia dela? Esse está sendo meu maior problema, pois não queria na minha area, que é conjugada com a cozinha, a caixa ficasse enfeiando o lugar, sabe?
    Obrigada e parabéns pelo apto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel, a caixa da Luna fica o banheiro Social, na área do box. Como não usamos esse banheiro para banho, deixei lá pois foi onde encontrei o melhor lugar para a areia dela. Estou usando uma areia de bolinhas brancas que não deixa odor, e ficou até mais fácil pra limpar pois jogo as necessidades ela diretamente no vaso. Bjsss

      Excluir
    2. Boa idéia, Flávia! Lá em casa não dá para fazer assim, pois só temos 1 banheiro. Mas daremos um jeito! rs. Humm, acho que vou experimentar essa areia, já ouvi falar muito bem! Bjoss!!!

      Excluir
  17. Oi flavia tudo bem,?
    Gostaria de saber sobre o tanque que vc comprou, onde comprou e medidas.. Outra coisa a sua máquina não precisa ligar ela na torneira direto? E como vc faz com a água que sai da máquina onde ela é depositada? Como que vc faz a limpeza do porcelanatos? Obrigada

    ResponderExcluir
  18. Querida, qual o nome e marca desse azulejo da sua lavanderia??? Adorei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  19. Incrível como você conseguiu transformar esse pedacinho numa lavanderia super funcional! A minha também é pequena, e eu passo o dia a imaginar o que fazer com ela rs...

    Estou começando a contar a história do meu cantinho... passa lá depois...

    pequenopalacete.blogspot.com.br

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  20. Oi Flávia!
    Adorei sua lavanderia!
    Preciso de um help, sua máquina veio com 2 canos de água? Pois vi que tem esse azul e outro laranja, o que fez com o outro?
    Bjsu e obrigada!

    Vanessa
    Vls / SP

    ResponderExcluir
  21. Sua lavanderia é simplesmente perfeita. Eu me inspirei nela para fazer a minha. É linda. Parabéns pelo blog. E obrigada pelas excelentes dicas.

    ResponderExcluir
  22. Ficou otimo! Vc é de SP? Poderia me indicar seu marceneiro?

    ResponderExcluir
  23. Minha lavanderia é idêntica a sua (inclusive tem a mesma lava e seca). A marmoraria fez um furo na pedra para passagem da mangueira (igualzinho ao seu), mas a mangueira não passa! Olhando pela foto parece ser do mesmo diâmetro o furo e a mangueira é exatamente a mesma, tem algum jeito para desmontar o bico da mangueira (aquele azul) para fazer a passagem?

    A pedra que fica sobre o tanque e a saída da água para máquina é independente,

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Flávia Rodriguero