quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Xiiiiii... AMARELOU!!! :(

Olá pessoal, tudo bem?

No próximo mês faremos um ano que estamos morando no apê. Com o passar do tempo é preciso fazer alguns reparos na casinha, as vezes enjoamos da cor das paredes, de alguns itens decorativos, em alguns casos aparece aquela rachadura indesejada e outros incômodos mais.
Aqui no apê a minha discórdia foram as portas. Acreditem, com o passar dos meses elas amarelaram, ficaram simplesmente BEGE e eu ficava mais bege de raiva toda vez que olhava para elas. 
Pra quem acompanha o blog desde o início sabe que nós pintamos as portas de branco, pois a construtora entregou as portas em tom amadeirado, mas eu queria brancas por conta do meu piso laminado e rodapés brancos. Como a grana estava curta, preferimos pintá-las ao invés de comprar portas e molduras novas. A tinta escolhida na época para pintar as portas foi a Suvinil Esmalte Fosco Branco para pintar as portas. Neste post aqui vocês poderão ver que elas ficaram brancas após a pintura.
Abaixo uma foto de como elas ficaram durante a reforma do apê.


Com o passar dos meses elas ficaram BEGES assim!!! Percebam a diferença de cor das portas com o rodapé. A porta está brilhando por causa do flash, já que tirei essas fotos a noite. Imagina a cor de dia.
Após insistir muito para o marido, dizer que as portas estavam beges, pois até então era impressão minha, ninguém percebia a diferença de cor, já estava me sentindo uma louca (até parece, é perceptível a diferença) nossaaaaa... como isso me incomodava! 
No feriado passado ele se convenceu e resolveu pintar as portas. Na verdade eu tenho um trunfo agora que é o Nícolas, pois precisamos deixar o apê lindo para a chegada dele, sem contar que bebê recém nascido e tinta não combinam não é meninas??? rsrsrs...  (achei super chato ter que usar o bebê para fazer os reparos no apê, mas meu marido é muito sossegado, não sei se isso acontece com alguma de vocês, só sei que essa tranquilidade dele me deixa muito nervosa, pois sou ligada no 220).

Bom, após muitas pesquisas na internet, visitas em casa de tintas, conversa com pintores, descobri uma tinta esmalte base água que se diz "NÃO AMARELA". No feriado colocamos a mão na "tinta" e pintamos as portas. 
Descobri também que as portas amarelaram por causa do "aguarrás" pois a tinta precisa ser diluída para aplicação.
Vejam o antes  e depois.
Portas da suite
 Porta de entrada do apê
 Portas do corredor
Antes o corredor ficava até amarelado, sem graça, morto, uma tristeza só, agora com as portas brancas ficou mais claro, cheio de vida e deixou a tinta Cristal Puro com mais evidência. 
OBS: a moldura da esquerda está pintada em branco pois foi o teste que fizemos).
Olha só que lindeza, tudo branquinho, clarinho, combinando com o rodapé. Até ampliou meu corredor.



Essa é a tinta "milagrosa" que dizem não amarelar. Usamos a Suvinil Esmalte Premium Seca Rápido. Ah, eu comprei toque acetinado que tem um brilho leve e cor delicada. Também é fácil para limpar.

Realmente ela tem baixo odor e seca rápido mesmo ao toque. Antes de iniciar a pintura lixamos todas as portas.
Passamos 2 demãos de tinta e uma lata de 3,6L deu para pintar tudo e sobrou a metade de tinta na lata. A tinta foi diluída apenas com um pouco de água. 
Observem que na lata diz "NÃO AMARELA". Eu espero que não amarele mesmo!!! 

Agora estou muito contente com o resultado e ficarei mais ainda se as portas não amarelarem. É tão bom poder olhar minhas portas branquinhas, a vista ficou mais limpa, fiquei muito satisfeita!

A pintura no apê ainda não acabou, vem mais história pela frente... iremos pintar o quarto do Nícolas e o restante de todo o apê, mas deixarei este assunto para um próximo post.

Onde comprei a tinta:
Suvinil Seca Rápido Esmalte Premium Base Água - toque acetinado 3,6L
Valor: R$60,00, lata de 1L R$20,00
Loja: Tintas 3 de Maio 
Rua Afonsina, 665 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP
(11) 4367-4344

O que vocês acharam? Alguém ai já passou por um perrengue como esse, fez algo que com o tempo mudou ou não ficou satisfeita com o resultado e precisou fazer novamente?

Veja mais posts sobre as fases da pintura do apê clicando aqui

Um grande beijo pessoal, até breve.

69 comentários:

  1. Oi Flávia,
    Nossa amarelaram mesmo!
    Ah o branquinho é tudo de bom :)

    Beijos
    Meu Cantinho Decorado

    ResponderExcluir
  2. Nossa, já 1 ano? senhor... como passou, lembro de vc colocando o laminado!!!! kkk
    As portas ficaram maravilhosas, branco assim é tudo de bom né? não sabia dessa tinta que não amarela.. obrigada pela dica. No nosso ap não iremos pintar.. por enquanto ta branco, quando amarelar, SE amarelar, com certeza vou comprar essa aí! kkk

    Becitos ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia,
    vou pintar as portas do meu apê todas de branco ... já avisei meu marido para não usar aguarrás. Muito obrigada pela dica.
    Bjs, Eliane

    ResponderExcluir
  4. As minhas também amarelaram! Por conta da aguarras e dizem que também pela iluminação. Ja anotei a tinta e quando eu resolver colocar a mão na massa, quer dizer na tinta, vou testar! Ficou muito melhor tudo branquinho! Bjaum

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. LEgal.. fiz isso no meu assim q começou a reforma.. mas ja fui notificado pelo sindico por alterar o ''padrao de cor'' do hall... pelo amor! o negocio amarela e sou obrigado a deixar feio pra sempre...kkk ..

    http://apnosso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui não mudei a cor da porta por fora, as minhas estão pintadas apenas dentro do apê mesmo. De acordo com o manual do condomínio não podemos alterar o padrão das portas de entrada tbm.

      Excluir
  7. Ficou otimooo em casa pretendo fazer isso temos as portas com verniz mais sismei que quero branca e ja ate tinha comprado a tinta agora vou trocar por esta a base de agua... obrigada pela dica


    ResponderExcluir
  8. Olá Flávia adorei o resultado das portas,agora se não for incomodo gostaria de saber qual cor do você usou para pintas as paredes Ap???
    Beijosss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian, usei a Cristal Puro, é um cinza bem clarinho e na parede escura da sala pepita de Bismuto, as duas da Suvinil. Bjsss

      Excluir
  9. Que diferença que dá hein!!

    Bjin

    ResponderExcluir
  10. Haaa vc leu meus pensamentos..rssrs meu pai reformou um móvel pra mim e agora ficou amarelo véio, e feio..
    Marquei o nome da tinta e vou comprar..
    E que diferença nas portas heim.. vc não tava louca não..kkkk louco tava quem não percebia..srsrs
    Beijos e ficou lindo seu ap..

    ResponderExcluir
  11. OI Flávinha!! Com certeza vc tinha razão, estava amarelo sim, com o antes e depois a gente nota o tamanho da diferença!! Ficaram lindas!
    Eu vou comprar as portas do apê já brancas, com o primer, assim tem menos riscos de amarelar!
    Bjos linda ♥

    Meu Palácio de 64m²

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris que ótimo, aqui preferimos pintar, já que as portas são novinhas, mas pequei no tipo da tinta, agora pintamos novamente, espero não ter probleas novamente.
      Bjssss

      Excluir
  12. A diferença é bem perceptível quando colocadas lado a lado a porta bege e branquinha.
    Ficaram lindas!! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Digamos q foi necessária a pintura! Elas ficaram lindas branquinhas! Ah! E meu marido tb é devagar! Ele só paga! Rs, Bjos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKK.... aqui é só nos trancos mesmo... rsrsrs

      Excluir
  14. Oi Flávia, já para ver perfeitamente pelas fotos que amarelaram sim, até diferem da cor do rodapé. Mas ficou uma beleza com a nova tinta, ficou mais alegre e mais iluminado com as portas branquinhas. Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Realmente ficou muito melhor! Amo portas brancas, lá em casa acabei não colocando ,mas na próxima quero muito!

    bjão e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  16. Oi Flavia, nossa a diferença é notável, esses homens sempre falando que não percebem isso ou aquilo e nós que nos passamos por loucas, rsrs na verdade eles enxergam sim eles só estão querendo mesmo é fugir do trabalho, rsrs mas não tenho que reclamar do maridão, ele é super ligado no 220 também como eu, as vezes quero descansar e ele quer mexer na casinha... olha ficou lindo o resultado, valeu a pena as portas ficaram lindas branquinhas de verdade!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  17. Flávia não sei como não percebiam, pq dava pra ver nitidamente, parecia que a porta tinha uns 30 anos, melhorou muito, também usei essas tintas nas minhas portas na esperança que não amarelem, pq fica uó né.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. O amarelado das portas, estava envelhecendo o ap Flavinha...ficou lindo assim, com aparência de novo! Ah, meu marido pra pegar, só depois de muito tranco, não é 01 só não, são váaaaaaaaaaaaaaaaaarios rssss....parabéns pela insistência, valeu a pena!!! Bjsssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai esses maridos, aqui só no tranco tbm, o Andi é muito sossegado! rsrsrs...
      Bjss

      Excluir
  19. Oi flor, sempre acompanho seu blog, adoro!
    Uma dúvida, você pintou a porta principal de branco por fora?Se sim,ninguém reclamou.
    Bjos May

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou May, aqui no condomínio não é permitido mudar o padrão das portas de entrada. Elas só estão pintadas por dentro do apê.
      Bjssss

      Excluir
    2. Olá. Nossa Ainda bem que li isso. Eu estava pensando em pintar a minha porta de branco, mas tinha quase certeza que ia ter problemas com os visinhos devido a diferença das cores. Eu ate tinha pensado nisso em pintar só por dentro, mas achei que fosse ficar estranho. Que bom que li isso por que assim minha pergunta está respondida.

      Excluir
  20. Que bom que vcs gostaram da dica da tinta, espero que não não fiquem amarelas novamente, acho que a dica é não usar tinta que coloque aguarrás como solvente para diluir. Bjssss

    ResponderExcluir
  21. Fez toda a diferença...aqui em casa a construtora entregou as portas brancas, mas com as obras ficaram com manchas e por isso iremos pintar, a sua dica foi muito valiosa, obrigada.
    Bjs e felicidades com o bebê, será meu próximo projeto também!

    http://caseiquerocasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Flavia que ótimo saber! Acabei de pegar o apê e as portas estão meio encardidas, não pode por a mão que suja e irei começar a reforma então com certeza depois precisarei pintar as portas e como desejo tudo branquinho seguirei sua dica... morri de rir de vc falando que seu marido é sossegado... rs é mal de marido... eu infernizo o meu... bjss Ju

    ResponderExcluir
  23. Oi Flávia!!

    Ficaram lindas!! Realmente faz toda diferença... E vou te contar que na nossa casa usamos uma da Coral e estão beeeem amarelas. E foram pintadas há dois anos!
    Acho que vou convencer o marido (típico sossegado kkk) a encarar uma pintura!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Ficou lindo... Parabéns
    Quero pinta meu apto também esse fim de ano, mais ta difícil convencer o maridão rs ...
    bjs

    http://meulardecoracao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Flávia... Ficou mais lindo ainda seu apê!!! Parabéns..!! :)

    ResponderExcluir
  26. Flávia... Ficou mais lindo ainda seu apê!!! Parabéns..!! :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Flavinha!

    Nossa, faz tempo que não comento aqui! Sempre dou uma espiada, mas quase não paro...
    Eu havia estranhado a tinta amarelar, porque a aqui de casa não aconteceu isso. Aí depois eu percebi...é que eu só uso tinta à base de água (por causa da minha alergia). Não sabia esse lance da aguarrás.
    Mas ficou lindo tudo branquinho, ótimo.

    Beijos, Renata
    palpitandoemtudo

    ResponderExcluir
  28. Ahhhhh agora sim estão brancas!!! nítida mesmo a diferença! rsrsrs

    Bjks e bom final de semana*.*

    Visite meu bloguito!
    Cor De Coração ♥

    ResponderExcluir
  29. Flavia, amei seu o seu piso laminado qual é o nome do acabamento?

    ResponderExcluir
  30. Flavia, que coisa não? estavam muito amarelas, que diferença!
    Amei tambem o seu piso laminado, qual é a cor do acabamento?
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Flavia, adorei seu blog e as dicas sobre as portas!
    Vi q vc tem cadeira branca na mesa de jantar.. estamos no processo de compra da mesa de jantar, acho lindooo mesa e cadeiras brancas, porém nossa casa fica em um bairro com mta terra em volta.. aí, já viu.. poeira demais em casa. Fico com receio de comprar móvel branco por temer em mudar de cor, encardir, ser difícil de limpar... Vc tem algum conselho ou dica pra nos dar? mto obrigadaa! :D Regiane

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. O nome desta cor é branco mesmo ou tem outro nome?
    Estou aproveitando muito as suas dicas e experiencias.Obrigada por compartilha-las conosco.

    ResponderExcluir
  34. Olá Flávia, vou pintar minhas portas tb. O rodapé está ficando amarelado. Minha dúvida é quanto à limpeza das mesmas. Meu ap é pequeno e não tem como não encostar de vez em quando, então preciso de uma tinta que não tenha que ficar esfregando. Qual sua opinião sobre essa tinta nesse sentido?

    ResponderExcluir
  35. Olá Flávia! Gostaria de saber se essa tinta é fácil de limpar tb. Sempre esbarramos ou qdo abrimos a porta suja um pouco né!?

    ResponderExcluir
  36. oiee! pultz q merda né...acabamos de pintar nossas portas tbm de branco, espero q não dê este problema....pintamos com esmalte sintético a base d'agua...vamos ver se não vai amarelar né pois não precisei diluir ela..

    bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata suas portas já eram pintadas quando vc repintou ?? e tinha a tinta sistática ?? descascou ??

      Excluir
  37. Olá Flávia

    Agora que se passaram quase meio ano, como esta o resultado da porta hoje ? Ela continua branco ? Pois somente saberemos se deu certo após certo tempo não é ?

    Até

    ResponderExcluir
  38. Olá Flávia!
    Estou nesse processo de pinturas das portas na cor brancas!
    Como perguntou o amigo(a) acima... Como ela está hoje? Estão na mesma cor! Ou amarelaram?
    Abraços...

    ResponderExcluir
  39. Olá Flávia!
    Estou nesse processo de pinturas das portas na cor brancas!
    Como perguntou o amigo(a) acima... Como ela está hoje? Estão na mesma cor! Ou amarelaram?

    ResponderExcluir
  40. Oi Flávia,
    Vou entrar para o time dos perguntadores da tinta branca rsrsrsrs.
    Como as portas estão hoje??? Essa tinta q não amarela cumpriu o q promete??? Começaremos o processo de pintura das portas e estou muito em dúvida, mas querendo elas brancas.
    No aguardo,

    Abçs.

    ResponderExcluir
  41. Olá! Adorei seu blog e achei exatamente o que estava procurando.
    Perfeito!

    Como estão as portas agora, amarelou novamente ou essa tinta realmente funcionou?
    Estou em duvida sobre o acabamento tb, o acetinado que vc usou tem um brilho bem leve né?

    ResponderExcluir
  42. Galera ai vai uma dica para que a pintura demore muito ou talvez não amarele você vai pegar a tinta branca e misturar um pouco de tinta azul para que fique com uma tonalidade de azul bem fraca quase imperceptível a tinta azul tem que ser da mesma característica da branca quando pintar nota-se que a tinta branca fica com uma tonalidade meio azulado coisa bem fraca mas com o passar do tempo o azul some e o branco está normal já fiz isso com esmalte sintético e a tinta não amarelava cuidado para não misturar muito azul e a mistura desandar se o azul for forte vai adicionando e mexendo a tonalidade do azul tem que ficar bem discreto Boa Sorte !!!

    ResponderExcluir
  43. Adorei sua dica , vou fazer tbm pois aqui em casa esta tudo amarelo bege , obrigada

    ResponderExcluir
  44. Oi Flávia, muito bacana a sua dica, mas acho que muitos tem a curiosidade de saber como elas estão após esse tempo... ainda estão branquinhas?

    ResponderExcluir
  45. Olá, também gostaria muito de saber se suas portas ainda estão branquinhas ...

    ResponderExcluir
  46. Ela nao responde!! Mistério....amarelaram ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais, tudo bem. Depois da pintura não amarelou, ok!
      Obrigada
      Flávia

      Excluir
  47. Pessoal, as portas conyinuam brancas, a tinta funcionou. Podem confiar!
    Abs
    Flávia

    ResponderExcluir
  48. Olá queria tirar uma dúvida. Antes de pintar vcs lixaram a portal ou pintaram diretamente com essa tinta? Tive um problema com o rodapé, pois foi pintado de tinta esmalte cor marfim (base agua) para combinar com o laminado colarinho, porém a cor marfim deixou o rodape amarelo e agora queria pintar de branco, porém não sei se preciso lixar antes. Obrigada!

    ResponderExcluir
  49. Comprei uma casa, vou trocar todas as janelas por uma linha bacana de alumínio branco, e pintar a fachada de cinza claro (um pouco mais cinza que a cor gelo, mas não é escuro), acredito que ficará clean/chique. Dentro vou pintar as portas de branco exatamente como você fez(muuuuito obrigado!), assim combinará com as janelas. Mas estou achando que com o chão de ardósia verde, e as janelas/portas brancas, a casa vai ficar muito fria (fria de ambiente). O que você acha sobre a combinação interna acima + paredes intenas palha(afins) ?

    ResponderExcluir
  50. Antes de pintar vcs lixaram a portal , passaram algum fundo, ou pintaram diretamente com essa tinta?

    ResponderExcluir
  51. amei o seu post. eu já não sei quantas vzs tivemos que pintar portas e vidraças por causa de amarelarem. tô cansada e resolvi procurar alguma dica na internet. Felismente encontrei o seu post. agora eu sei porque as tintas amarelam com o passar do tempo.obrigada por compartilhar a sua descoberta. bjsss

    ResponderExcluir
  52. amei o seu post. eu já não sei quantas vzs tivemos que pintar portas e vidraças por causa de amarelarem. tô cansada e resolvi procurar alguma dica na internet. Felismente encontrei o seu post. agora eu sei porque as tintas amarelam com o passar do tempo.obrigada por compartilhar a sua descoberta. bjsss

    ResponderExcluir
  53. Olá Flávia, gostaria de saber se antes da pintura vcs passaram algum tipo de base? Vou pintar minhas portas de branco tbm e adorei a dica sobre o aguarrás. Ficaram lindas suas portas!

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite. Estou para pintar as portas minhas, e estou pensando em usar essa mesma tinta esmalte base água. Quero saber se ainda as portas suas ficam brancas, ou se elas amarelaram de novo?

    ResponderExcluir
  55. Olá, continuam brancas ou amarelaram suas portas?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, Flávia!

    Estamos tendo o mesmo problema relatado por você.

    Quando recebemos nosso ap, as portas eram 100% brancas, pintadas com tinta a base de água. Com essa pintura tivemos problemas com as borrachas do batente, que colavam nas portas a ponto de ter que quase derruba-las as para abertura.

    Pois bem, a "solução" apresentada pela construtora foi pintar tudo com tinta Suvinil a base de solvente. Conclusão: está tudo amarelando cada vez mais!

    Minhas perguntas pra você, são:

    1. A pintura que você fez com a tinta da Suvinil a base de água está durando? Não incomodou?
    2. Suas portas tem borrachas nos batentes? Se tem, não ficaram grudando?

    Se puder emitir sua opinião eu agradeço muito.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  57. Bom dia!
    Estou querendo mudar as cores das minhas portas e batentes para branco, porém estou com medo que amarelem....e a sua, agora, após tanto tempo, amarelaram?
    E quanto a sujeira, em branco suja muito? é fácil limpar?
    Desde já agradeço.
    Nádia

    ResponderExcluir
  58. Olá, tudo bem? Qual o nome do laminado? Você lixou e pintou direto ou teve mais algum processo antes? Obrigada!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita.
Flávia Rodriguero