quarta-feira, 8 de outubro de 2014

DICAS PARA DECORAR UM QUARTO JOVEM


Conforme as crianças crescem o quarto deixa de ser apenas um espaço divertido para brincadeiras e para dormir. Ele vai se tornando um espaço para estudo, receber amigos, fazer trabalhos de escola e descansar.

É também uma espécie de refúgio para a criançada que está na fase da infância e começando a usar o quarto como um ninho só deles dentro da casa.
Mas, é importante que esse refúgio seja adequado, organizado e limpo, para que a criança cresça saudável e aprendendo a ter responsabilidades sobre suas próprias coisas. 

Pensando nisso, veja algumas dicas que separamos para quem está enfrentando esse momento de mudança e, junto com o filho (a), pode criar um ambiente ideal, organizado e inspirador para todos esses momentos da nova fase.

DICAS DE ORGANIZAÇÃO

Retire do quarto tudo aquilo que não usa mais: roupas, objetos e brinquedos. 

Acumular é muito comum pois as pessoas colocam sentimentos nas coisas que um dia os filhos usaram, mas elas acabam só atrapalhando e ocupando espaço, e geralmente ficam esquecidas nas gavetas. Pense que um dia eles foram importantes para o seu bebê, mas que ele cresceu e hoje podem servir para outras crianças. Fique com as boas lembranças e, sem medo, faça uma doação de tudo que não sirva mais, e abra espaço para as coisas novas que farão diferença na nossa fase do seu filho (a).

Depois da limpeza, fica fácil de ver que tipo de móveis precisamos ter para guardar tudo que sobrou e os novos objetos que serão inseridos. Então, separe o quarto por áreas como: canto do estudo, canto dos jogos e diversão, e do descanso e tv.

Aproveite todos os espaços, inclusive as paredes onde podem ser instalados várias prateleiras e nichos para guardar livros, objetos, brinquedos, Dvds, eletrônicos, etc. 

DICAS DE DECORAÇÃO

Na hora de comprar uma escrivaninha para estudos ela deve ter, no mínimo, 90cm de largura e 50cm de profundidade. A altura costuma ser de 65cm para crianças de até 7 anos e, no caso dos mais velhos, de 73cm a 82cm. 

DICA:

Deixe a mesa de estudo na direção contrária à televisão para evitar a tentação de ligar e se distrair. Opte por uma escrivaninha com gavetas para deixar todo o material na mão e bem guardado. Ou, compre prateleiras e nichos e instale acima da mesa, formando assim o canto de estudo completo e organizado. 


Um quarto deve ser bem iluminado, a dica é usar lâmpadas de LEDs – não esquentam e são econômicas. Compre uma luminária ou abajur direcionado para a mesa, bancada ou escrivaninha, ela é essencial para a leitura e tarefas. 

DICA BARATA: a Lojas Americanas está com uma linha de luminárias de mesa bem moderna, jovem e oferece cupom de desconto através desse site para alguns produtos. As promoções variam toda semana, mas vale dar uma olhada!!! 

No canto da diversão invista num móvel bem funcional para guardar todos brinquedos e jogos em gavetas. Mas, se escolher um aberto dá para usar as caixas organizadoras. Existem de várias formas e cores, dando um toque de 
decor no ambiente. 



Ainda no canto de diversão, invista num tapete confortável, pois a gurizada adora ficar no chão, e em puffs para sentar, são bem legais, confortáveis e existem várias cores para combinar com a decor do quarto. 


Use adesivos de parede para dar um toque especial no quarto, dá para escolher entre as várias opções que as lojas oferecem ou, criar um personalizado. 

Existem empresas que podemos enviar uma imagem de nossa preferência, eles avaliam e, se aprovada, eles criam o adesivo e mandam na sua casa. Geralmente são fáceis de instalar e podemos fazer sozinhos. 

DICA DE COMPRA: veja as ideias da loja Istick online e da Stike-House

Por último, crie você mesmo organizadores para os materiais da escola com latas ou xicaras velhas, reutilizando materiais. E, ensine para seu filho (a) importância de ter tudo organizado, e que tudo deve ser guardado em seu devido lugar.


Espero que tenham gostado das dicas.

*post colaborativo

www.mellschmidt.com.br - Jornalista, escreve eventualmente para blogs e sites sobre o mundo da internet, usando e abusando de tudo o que ela possa oferecer para facilitar a vida do ser humano.