Clareamento dental tem contraindicações?

Para quem não sabe, o clareamento dental é um procedimento que, como o nome já diz, promove o clareamento dos dentes.

Ele pode ser realizado por meio simples como o the miracle white que é uma pasta natural para clarear os dentes ou por meios abrasivos químicos ou mecânicos que retiram as impurezas que causam alteração na cor dos dentes.

Assim, ele pode deixar os dentes mais claros e também retirar as manchas que ocorrem com o passar do tempo.

No caso dos clareamentos químicos, o procedimento é aquele realizado pelos dentistas em consultório usando géis com substâncias químicas altamente concentradas que entram em reação com o esmalte e removem as impurezas.

É comum que esses procedimentos causem ao paciente um tanto de sensibilidade, podendo ser incomodo por algum tempo.

Já os clareamentos mecânicos são aqueles em forma de pastas ou pó, que possuem partículas que vão abrasando o esmalte a fim de retirar as suas impurezas.

Nesses casos, não ocorre sensibilidade e nem é preciso cortar a ingestão de alimentos com pigmentos como no caso anterior.

No entanto, se engana quem acredita que o clareamento dental serve para branquear os dentes.

Isso porque cada dente possui o seu tom próprio, isso quer dizer que, algumas pessoas mesmo com a realização de um clareamento intenso, não vão ficar com os dentes brancos, pois esse não é o tom do seu dente.

No entanto, isso também não significa que os dentes não vão clarear, visto que no clareamento é possível conseguir uma diminuição de 3 a 4 tons na cor do dente, o que é excelente.

Clareamento dental tem contraindicações?

Ao contrário do que muita gente imagina, o clareamento dental feito em consultório usando géis químicos possui contraindicações sim, mesmo sendo uma técnica amplamente utilizada.

Justamente por isso é que, nesses casos, é importante procurar um profissional qualificado e habilitado para realizar esse procedimento.

As contraindicações do clareamento dental feito em consultórios são as seguintes:

  • Mulheres que estejam amamentando
  • Mulheres que estejam grávidas
  • Pessoas que apresentam sensibilidade dentária
  • Pessoas que apresentam irritação gengival
  • Pacientes que estejam há pouco tempo em tratamento de radioterapia ou quimioterapia
  • Pessoas que possuem muitas restaurações nos dentes
  • Pacientes com menos de 18 anos de idade

Vale lembrar, no entanto, que essas contraindicações se aplicam aos procedimentos que são feitos em consultórios, porque usam substâncias químicas fortes.

Por outro lado, existem clareadores que são em pó, feitos apenas com ingredientes naturais e esses não possuem contraindicações e podem ser utilizados por qualquer pessoa, como você pode ver no vídeo abaixo:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *